TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução .

Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a desigualdade do acesso a Internet no território brasileiro, onde utilizamos a internet para comprar, se comunicar e se informar, ou mesmo para lazer, é difícil imaginar o mundo hoje sem a rede mundial de computadores. Contudo, o acesso à internet ainda não está disponível para grande parte dos brasileiros. 

A desigualdade do acesso a Internet no território brasileiro

    A utilização da Internet no Brasil vem aumentando cada vez mais. Isso se deve ao avanço tecnológico, pois com a modernização de computadores, smartphones, entre outros aparelhos com acesso a Internet, o alcance dessa tecnologia se torna cada vez maior.

    Porém, em localidades mais ao Norte do país, e áreas rurais, por exemplo, o alcance é mais restrito. Há pessoas que nunca utilizaram um computador, parece surreal dizer isso com o mundo moderno em que vivemos, mas trata-se de uma realidade. Na região Norte do país cerca de apenas 21% da população tem acesso a Internet, e em áreas rurais cerca de somente 10% possui acesso.

    O aumento de pessoas que utilizam a Internet é considerável nos últimos cinco antes, entretanto, a desigualdade entre regiões Norte, áreas rurais e Sul e Sudeste no Brasil é grande. E a principal causa, segundo pesquisa realizada, são os custos elevados. Com exceção das zonas rurais que o principal motivo é a falta de disponibilidade. Há também grande desigualdade entre classes sociais, enquanto a classe A possui 97% de internautas, classes D e E possui percentual de apenas 6%. Mas houve um forte crescimento nas classes B de 58% para 78% e C de 16% para 36%.

     As conexões também apresentaram melhorias, banda larga fixa manteve-se estável, a conexão móvel aparece com o percentual maior de utilização e a conexão discada por mais surpreendente que pareça esse dado, ainda é utilizada em 7% das casas.

    É notável que precisamos de novos projetos para levar o acesso a rede para pessoas de áreas rurais e Norte do país. O acesso a Internet é importante para todos, pois ajuda no desenvolvimento profissional, econômico e social da população. A mobilidade e modernidade apresentou grande avanço na atualidade, mas não podemos deixar estagnar, precisamos levar a tecnologia para todos os lugares do Brasil, queremos viver em um país desenvolvido.

Conclusão.

Concluir que  no Brasil Metropolitano o acesso à internet para os grupos menos abastados ainda é, em grande parte, impossibilitado pela não existência de um microcomputador no domicílio, diferente do que se verifica em países de economia mais avançada. Ou seja, mais do que a conexão à internet em si, a posse do computador no Brasil Metropolitano ainda é uma grande barreira a ser derrubada. 

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com