TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.549 Palavras (19 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

ONEIDA SILVA FRANSCISCO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

ALFENAS/MG

2016

ONEIDA SILVA FRANSCISCO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Vilze Vidotte Costa

Tutor eletrônico: Gláucia Marques Viola Venzi

                                         Tutor de sala: Helisandro César Sales

Alfenas/MG

2016

sumário

INTRODUÇÃO                4

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO.5

1.1 Caracterização da Instituição        5

2 ROTINA OBSERVADA          6

3 REFERENCIAL TEÓRICO          8

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        10

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        19

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        23

REFERÊNCIAS        24


INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é de suma importância na formação do aluno de pedagogia, contribui permitindo uma experiência no contexto escolar, de modo que, seja possível entender melhor as teorias e associá-las à prática docente.

O estágio de observação nos permite ter uma visão de como é o dia-a-dia do professor, de como realiza e aplica seu planejamento e também da necessidade de flexibilidade do mesmo, devido a tantos imprevistos.

Os principais objetivos do estágio são:

  • Conhecer o campo de atuação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Observar, registrar e analisar situações diárias da escola, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao cotidiano.
  • Confrontar teoria e prática a partir da análise e reflexão das realidades vivenciadas.
  • Compreender a relação interpessoal que se estabelece entre os profissionais da instituição.
  • Adquirir competências necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor.

 A intervenção realizada no presente estágio, foi sobre o tema água, após observar muitas torneiras pingando deixadas pelos alunos, levando-se em consideração os problemas que a sociedade vem enfrentando devido à escassez da água e à necessidade de conscientização dos alunos partindo do contexto escolar levando para o meio em que vivem.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi realizado na Escola Municipal Olinto Magalhães na cidade de Fama MG, situada na Av. Alfredo de Paiva Tavares , nº107, centro. Os professores lecionam em dois turnos, matutino e vespertino, a escola adota a sistemática de ciclos de (9anos), sendo ciclo inicial e complementar e Educação Infantil, o PPP- Projeto Político Pedagógico está de acordo com a  ; LDB 9394/96, a instituição visa que a educação consiste em conduzir  a pessoa para o seu pleno desenvolvimento como ser humanao e prepara o individuo para a vida adulta visando a sua realização futura.

A Escola atende 181 alunos divididos em Ed.Infantil, ciclo inicial 1º,2ºe 3º ciclo complementar 4º e 5º anos; as turmas são multiseriadas, subdividas em dois trunos com seis salas de aula com capacidade para 25 a 30 alunos. Com amplo espaço para atividades extra sala; a institução é aberta a comunidade o para ofertar atendimento odontologico para os alunos e familiares . Cabe a  Educação Infantil uma turma de 20 alunos, que se encaixa a rotina da escola que é atendida no período matutino e com hora aula e intervalo para recreio não aplicado ao coletivo divido a diferença de idade ; os alunos possuem cada qual em seu respctivo horário de recreio.  O estágio proporciona a possibilidade de conhecer e interagir com as aplicações pedagogicas da educação Infantil , onde conhecemos normas educacionais, relacionando a teoria e a pratica em si. Tudo dentro regimento  da Instituição e de acordo com o seu PPP, diante disto fica mais eficaz o estagio ; sendo assim podemos refletir a realidade por meio dos estudos feitos.

Salieta-se que a gestora preza uma educação de qualidade, que auxilie na formação global dos alunos, possibilitando interação, socialização e sobretudo construção de conhecimento que contribua com boas atitudes na sociedade.

2 ROTINA OBSERVADA  

Durante o estágio de observação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi possível perceber como o professor desenvolve seu trabalho, com um planejamento diário e contextualizado com a realidade em que o aluno vive, sendo também flexível devido a palestras educativas e preventivas apresentadas na escola, como por exemplo: palestra de higienização bucal apresentada pela turma de odontologia da Universidade Federal de Alfenas/MG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com