TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  30/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5


Ainda não respondida

Vale 1,0 ponto(s).

Texto da questão

Assinale a opção que relaciona corretamente nome da teoria e conceito.

 

Escolha uma:

[pic 1]a. Neurofisiológica - não concorda que todas as frases da criança constituem uma imitação da fala do adulto.

[pic 2]b. Gerativo-tranformacional - a maturação do sistema nervoso central prossegue durante os primeiros meses de vida, mesmo nos primeiros anos, para certas vias. No que diz respeito à linguagem, pesquisas de puseram em evidência os deslocamentos que existem entre diferentes subsistemas dos caminhos ou territórios cerebrais, no desenvolvimento da mielinização.

c. Gerativo-tranformacional - essa teoria defende que a criança elabora um sistema próprio de regras para formar seu discurso, podendo haver diferença entre esse sistema de regras criado pela criança e a gramática do adulto.[pic 3]

[pic 4]d. Maturacional -  defende que a criança dispõe de um sistema central que lhe permitirá correlacionar o significado e o significante e, assim, organizar e empregar as palavra nas frases de forma consciente.

[pic 5]e. Neurofisiológica - não concorda que todas as frases da criança constituem uma imitação da fala do adulto.

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,0 ponto(s).

Texto da questão

 Em relação à aquisição de novas palavras, é correto afirmar que:

 

Escolha uma:

[pic 6]a. Desde a criança começar a pronunciar “mamamama” até chamar, efetivamente, a mãe, há em geral, um período longo.

[pic 7]b. Desde que a criança execute corretamente a sequência de sons que formam uma palavra, pode ser dito que ela produziu uma palavra. Ainda que não tenha estabelecido a relação entre significante e significado do que pronunciou.

c. Só é considerado palavra o que a criança pronunciou quando, além da relação significante/significado, a criança não comete erro na pronúncia.[pic 8]

[pic 9]d. Desde que a criança aprende a pronunciar os sons da língua ela, automaticamente, começa a produzir suas próprias palavras.

[pic 10]e. Sempre o adulto vai presenciar a primeira palavra da criança, pois para ser considerada palavra, é necessário que esse adulto esteja lá para ouvi-la.

Questão 3

Ainda não respondida

Vale 1,0 ponto(s).

Texto da questão

São caraterísticas da escrita:

 

Escolha uma:

[pic 11]a. contato face a face e possibilidade de revisão.

b. sociologicamente mais valorizada e planejada, portanto menos repetitiva.[pic 12]

[pic 13]c. sociologicamente menos valorizada e interação à distância.

[pic 14]d. caráter irreversível e contribuição do código expressivo.

[pic 15]e. não planejada e de caráter irreversível.

Questão 4

Ainda não respondida

Vale 1,0 ponto(s).

Texto da questão

Leia o fragmento abaixo e, em seguida, marque a opção que aborde a contribuição dessa atitude por parte do professor.

“De qualquer modo, os professores competentes e dedicados, que têm prazer em ensinar, além de evitarem palavras ou expressões que não sejam úteis à criança, quando ocorrer uma útil, mas difícil ou desconhecida, terão o cuidado e a devida paciência para, antes, apresentá-la e explicá-la convenientemente, e mais de uma vez, se preciso for”.

Escolha uma:

[pic 16]a. Explicar repetidamente uma mesma palavra é desnecessário, pois, de tanto o aluno ouvir uma palavra ou expressão durante a explicação do conteúdo, ele irá compreendê-la e perceberá se essa palavra lhe será útil ou não.

[pic 17]b. Uma vez as palavras desconhecidas apresentadas de forma repetida, o aluno terá a oportunidade de reconhecê-las como útil ou não.

[pic 18]c. Mesmo com a paciência dos professores de repetir as explicações, se as palavras forem difíceis, elas se tornarão inúteis.

[pic 19].*  d. Essa atitude, quando adotada pelo professor, demonstra o reconhecimento de que, muitas vezes, a dificuldade dos alunos não está na compreensão do conteúdo, mas sim na linguagem específica da disciplina.

[pic 20]e. Dessa forma, o prazer em ensinar se tornará uma constante parte os professores.

Questão 5

Ainda não respondida

Vale 1,0 ponto(s).

Texto da questão

A arte, então, pode ser compreendida como a manifestação de uma cultura, de um pensamento corrente, de uma forma de expressar de um povo, que, por sua vez, exprime os valores de uma determinada sociedade pela arte que produz.

A afirmativa acima deixa compreender que a arte contém valor:

 

Escolha uma:

[pic 21]a. afetivo e estético

[pic 22]b. histórico e estático

[pic 23]   * c. estético e histórico

[pic 24]d. sensível e histórico

[pic 25]e. social e coletivo

Questão 6

Ainda não respondida

Vale 1,0 ponto(s).

Texto da questão

Quanto às hipóteses de aquisição da linguagem,aquela que não concorda que todas as frases da criança constituem uma imitação da fala do adulto, sendo assim, essa teoria defende que a criança elabora um sistema próprio de regras para formar seu discurso,podendo haverdiferença entre esse sistema de regras criado pela criança e a gramática do adulto, denomina-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (73.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com