TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  22/9/2016  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

O exercício da autonomia pelos profissionais da educação

no espaço escolar

A autonomia que temos hoje nas escolas públicas nem sempre foi assim, pois anteriormente era bem diferente, passamos pelo período do regime militar onde era presente o patrionalismo, o autoritarismo e a burocratização e tudo o que fugia do idealismo do poder era reprimido mantendo assim uma política educacional totalmente centralizadora. Com o fim do militarismo passamos por várias mudanças tanto política social e comportamental chegando a consolidação da democracia e a elaboração e consolidação da Constituição Federal de l988 que estabelece “a gestão democrática do ensino público”. Na LDB 9394/96 nos artigos 14 e 15 fala a respeito de gestão democrática autonomia pedagógica, administrativa e financeira.

A autonomia na educação está totalmente ligada a ideias da democracia e cidadania, a escola deve estar ligada ao sistema de ensino, na legislação temos como norteadores a Constituição Federal, Leis Diretrizes e Bases 9394/96, Plano Nacional de Educação, os PCNs como norteadores de conteúdo, porém a escola tem a autonomia de para se adequar segundo a público que ela recebe.

A gestão tem o papel de prover condições, meios, recursos e promover o envolvimento das pessoas da equipe escolar, comunidade e assim garantir o bom nível de aprendizado. E para isso ela deve gerir de forma participativa onde possibilite e incentiva a participação e tenham poder decisório tanto nas questões pedagógicas, administrativas e financeira, pois assim é mais fácil ter a solução de problemas e questões quando é referente a algo que se vive de perto, assim a resoluções podem ser mais eficazes e imediatas

Quando se fala nos pilares educacionais aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver leva-se em consideração a autonomia de educar de forma que o aluno seja respeitado como cidadão e um ser em formação continua.

A autonomia dos funcionários da equipe escolar, é muito importante na construção do projeto político pedagógico que leva em consideração tudo isso, ao elaborar o projeto leva-se em consideração alguns dados como a clientela, as relações com as famílias, diretrizes pedagógicas, plano de ação entre outras coisas e todos tem voz nessa construção. O conselho de escola, reuniões pedagógicas, elaboração de projetos, APM, reunião de pais, o cotidiano de cada uma são ações que envolve a gestão democrática que tem por papel fundamental o gestor com olhar participativo, ele deve sempre estar atento a todas as áreas tanto administrativa, pedagógica e financeira, ele tem que estar próximo de seus funcionários e a comunidade em que ele atende.

Cada funcionário tem autonomia de exercer sua função de forma não isolada, mas sim de forma a contribuir com a coletividade com o objetivo de alcançar um ensino de qualidade levando em consideração a diversidade sócio cultural dos educandos olhando para cada um deles de forma individual, mas também tendo como alvo a socialização e inclusão de todos.

Assim como a escola tem o papel de ter uma gestão democrática, cabe também ao governo a responsabilidade pela escola, tendo o papel de supervisionar, avaliar e manter todo o sistema de ensino público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com