TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  17/10/2016  •  Artigo  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO SOBRE A DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Marcelo Santos Lima[1]

Angela Maria Barbosa[2]

RESUMO: A sexualidade vai muito além das questões biológicas, ser homem ou ser mulher. Ser diferente hoje em dia e caracterizado como gênero, a sexualidade em vários contextos. No ambiente escolar, muitas vezes os educando, se sentem reprimidos com sua sexualidade, e acabam sendo humilhados na escola e por muitas vezes acabam deixando a mesma, por não se sentirem acolhidos. Em 2011 um proposta um material didático, que abordam temas como a sexualidade e suas diversidades de gênero, tinha como propósito auxiliar professores  na abordagem sobre questões sexuais, mais foi parada no senado, por que se acreditava que este material estimulava o homossexualismo. Ainda nos dias atuais a poder da Igreja e muito forte, ainda muita pessoas seguem as doutrinas pregada pela mesma, e acusam  de pecado quem desvia desta conduta. O profissional da educação ainda pode contar com os PCN´s, já que o material adequado não chegará as escola. O docente tem que criar programas que trata sobre a sexualidade e sua diversidade. E direto do educando conhecer seu corpo. Esta pratica de aprendizado e necessário que o educando cresça em uma sociedade sem preconceito e  prendendo respeitar  as diferenças socias e sexuais.

PALAVRAS-CHAVE: Diversidade-Sexualidade-Educação sexual

INTRODUÇÃO

A sexualidade é um assunto que intriga muita gente, pois sabemos que os indivíduos nascem homem ou mulher biologicamente, mas as questões de gênero vão muito além desta concepção, pois também envolvem as questões psicológicas.

O jeito como cada se sente com sua sexualidade é caracterizado como gênero. Diante das discussões políticas sobre sexualidade, foi necessária a pesquisa sobre o tema. Hoje no Brasil muito se fala na liberdade sexual, mas sabemos que não é assim, muito ainda se luta para se construir uma sociedade mais ética e sem preconceito.

Este estudo tem como objetivos destacar a importância da abordagem sobre a diversidade de gênero e a sexualidade, conhecer quais são as práticas pedagógicas usadas identificamos que os docentes não encontram muito material para tratar deste tema, mas verificamos que ainda podem ser auxiliados pelos PCN´S, quem contém 7 volumes e um deles diz respeito aos Temas Transversais e trazem em seu conteúdo a sexualidade.

A pesquisa está relacionada com base vários autores para melhor embasamento do trabalho, sua metodologia é de caráter qualitativo por meio de estudo bibliográfico. Pesquisa biográfica e um levantamento documental, tem como objetivo conhecer várias contribuições de determinado assunto.  De acordo com Oliveira(2002.p119)

 É uma série  de informações para comparar a existência ou não  de uma determinada hipótese que é ou foi objeto de estudo e de outros pesquisadores e que, a partir dali, o pesquisador passa somar uma série  de informações, com finalidade de elaborar o seu projeto de pesquisa.

Este tipo de pesquisa pode ser confundido com a pesquisa documental, mas diferentemente a biográfica é uma levantamento de informações que comprovem a hipótese levantada. O pesquisador encontra não pode se limitar em apenas em um autor ou uma leitura mas também procurar outros autores para conhecer pensamentos e teses diferentes, com isso seu trabalho ficara mais argumentado  e não se limitara a apenas uma única tese.

A abordagem qualitativa não emprega dados estatísticos em seu processo, o método qualitativo apresenta de forma adequada o estabelecimento de dados pesquisados. Este método também facilita a compreensão do tema escolhido.

De acordo com Oliveira (2002, p.117)

A abordagem qualitativa nos leva, a uma série de leituras sobre o assunto da pesquisa, para efeito de apresentação de resenhas, ou seja, descrever pormenorizada ou relatar minunciosamente o que os diferentes autores ou especialistas escrevem sobre o assunto e, a partir daí, estabelecer uma série de correlações para, ao final darmos nosso ponto de vista conclusivo

Este método também facilita a compreensão do tema escolhido, facilitando o projeto dos pesquisadores. Com isso o levantamento dos objetivos fica mais compreensivo, de maneira que facilita o levantamento das hipóteses e a argumentação dos objetivos.  

O assunto e tratado no primeiro momento dizem respeito à importância da abordagem de sexualidade no ambiente escolar, e desta forma podemos falar da prática pedagógica e sobre a sexualidade.      

A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM SEXUAL E DIVERSIDADE DE GÊNERO NO AMBITO ESCOLAR.

 A sexualidadeé um tema muito impactante algumas vezes, pois não se trata apenas das questões biológicas de ser homem ou ser mulher. Ser diferente afeta muito a vida escolar da criança, pois muitas vezes quando o educando brinca com as meninas ou gosta da cor rosa, são repreendidas por pais, professores e colegas de sala. Alguns falam que ser homossexual é uma opção sexual,mas na verdade não é: chamamos de gênero, pois se trata de como o sujeito se sente com sua sexualidade.(Soares, 2015, p5)

Estamos no século XXI, mais ainda muita gente acredita no tradicionalismo pregado pela religião, ainda ouvimos dizer muitas vezes: Deus criou o homem e a mulher e não o homossexual. Ainda continuamos a transmitir condutas e normas que estão sendo pregadas. Quando a criança tem comportamentos que desviam desta conduta ser homem ou ser mulher, muitas vezes são castigadas pelos pais e humilhados pelos colegas de sala, muitos quando chega a uma certa idade, acabam deixando a escola,  pelos motivos que a  escola   esta deixando de ser um local de acolhimento e se torna um local de humilhações e preconceitos. (SOARES,2015.p.6)

No ano de 2011 uma proposta contra os crimes de homofobia, foi elaborado um material didático, que tratava sobre a sexualidade e sua diversidade de gênero, mais este matérias nunca saíram das prateleiras, o proposta de um iniciação de tratar a sexualidade com algo comum na sociedade. Mais foi barrado no senado por parlamentares que defende instituições religiosas, com isso este material não chegou as escolas ate hoje.

Segundo Soares (2015,p.5)

A intenção era que o material fosse distribuído as escolas  de todo Brasil. Antes da impressão, entretanto, congressistas ligados a entidades religiosas se opuseram ao projeto. Apelidado de “ kit gay ”  o conteúdo foi acusado de estimular “ a promiscuidade e o homossexualismo        ” termo o desuso por remeter a doença (hoje, se fala-se em homossexualidade). A união cedeu as pressões e vetou  a circulação do caderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com