TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  13/2/2017  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Processo inicial da construção de conceito de número

No processo inicial da construção de número, as intervenções do professor devem ser baseadas com ludicidade para fixar o conhecimento de maneira prazerosa, assim as crianças não se assustam com os mitos sobre a matemática.

A forma em que é introduzido o conceito de números na vida de uma criança pode fazer toda diferença entre gostar ou não gostar da famosa matemática. Por esse motivo o educador deve estar apto e preparado para a função.

Em tempos atrás, ensinava-se a contar até o 10, depois ate 50 e assim por diante, a concepção de métodos de ensino foram inovadas e leva – se a capacidade que o aluno possui em construir o seu conhecimento, hoje é facilitador nesse processo, auxiliando o educando a questionar, pensar, discutir, fazendo com que cheguem a solução problema e estimule o raciocínio.

Cada etapa é importante por tanto, o professor deve certificar-se que o conteúdo que ele ensinou foi apropriado pelo aluno individualmente, desta forma a intervenção do professor é fundamental, mas se faz necessário ter um olhar abrangente de como aluno vem adquirindo seus fundamentos.

        O  papel do professor é propor diálogos, plantão de dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias, observar,avaliar e sobretudo ajudar a resolver  “juntos”.

O professor deve encorajar a criança a opinar, partticipar ativamente dos jogos e brincadeiras respeitando a espontaneidade e estimulando o pensamento e a criatividade, assim o educador sempre vai fazer que seus alunos expressem os seus pensamentos sem medo do jungamento prévio dos adultos.

 Trabalhar com o ábaco, o material dourado são boas opções de recursos que tornam a aula mais dinâmica, deixar o educando manusear o material antes de aplicar o exercício é uma excelente forma de intervenção,

pois os alunos terão a oportunidade de descobrir para que serve o material e formas de uso por si mesmo

     A Matemática assim como os números está presentes no dia a dia dos educandos, mesmo que eles não deem conta disso, explorar o conhecimento de cada um e permitir que eles reflitam sobre a funcionalidade da matemática para ser bem utilizada na prática, observar se os alunos entenderam o enunciado e quais conhecimentos utilizaram para se chegar às respostas/resultados obtidos, pedir para que os alunos registrem suas estratégias para ver o que eles pensam e tentar da melhor forma possível ajudá-los.

Desta forma  o processo de intervenção se faz muito necessário, mas intervir é está junto com aluno e entender suas dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com