TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a revolução neolítica o homem começou a fabricar utensílios de cerâmica, pedra, metais e etc. civilizações começaram a se formar ao redor dos rios, todas com um líder (rei, imperador), nas civilizações a terra pertencia ao estado, que por sua vez arrecadava impostos, contratava mão de obra e etc.

O processo para invenção da escrita se deu utilizando figuras (pictográfica) e a representação de ideias e objetos através de figuras abstratas (ideográfica). A escrita fonética surgi-o por volta de 1500 a.C. tornando mais pratico o aprendizado.

Conforme a sociedade crescia, criou-se uma hierarquia (governante, mercador, produtor e escravo) a partir dai teve inicio o dualismo escolar, onde o povo recebe uma educação e os nobres outra.

No Egito, as margens do rio Nilo formou-se a mais antiga das civilizações, a qual construiu as pirâmides, o calendário solar que previas as enchentes do rio, porem os conhecimentos nas áreas de geometria, engenharia, astronomia e medicina era limitado a poucos sacerdotes que instruíam alunos a iniciação.

As escolas tinham uma media de 20 alunos, geralmente ao ar livre, embaixo da sombra de uma arvore, o ensino era autoritário, ensinava o aluno a obedecer. Os professores ensinavam educação física para os nobres e guerreiros, como também, a falar bem (argumento politico para agradar multidões). Só por volta do 3° milênio a.C. a escrita começou a ser valorizada e os pais passaram a incentivar os filhos a levar os estudos a serio e se tornarem escribas, havia também o ensinamento especifico para artesoes e guerreiros.

Os mesopotâmicos fizeram bibliotecas, estudaram astronomia, a medicina e suas drogas medicinais e criaram um calendário lunar. A educação era transmitida de pai para filho, após 1240 a.C. foram feitas as escolas e com o tempo as instancias de educação superior .

As civilizações indianas têm suas tradições presentes no nosso tempo, o hinduísmo e o budismo. No hinduísmo a população é dividida em castas fechadas como uma hierarquia (brâmanes {sacerdotes} xátrias {guerreiros} vaicias {agricultores} sudras {artesoes} e parias {servos}), a educação era discriminadora, apenas aos brâmanes podiam estender os estudos a níveis superiores, o budismo também teve influencia na educação das civilizações indianas.

Na china a educação ocorria de forma conservadora, transmitindo os ensinamentos de livros clássicos, a alfabetização era demorada devido a complexidade da escrita chinesa, havia também o ensino de cálculos, tudo de forma muito rigorosa.

Os hebreus seguem os ensinamentos da bíblia que chegaram ate os nossos dias, a ética hebraica era voltada para os valores da pessoa interior.

No século VII surgiu o Islamismo que contribuiu com a ciência e a filosofia ocidental e permanece ate hoje em grandes partes da África e da Ásia, no século XX, no Egito e na índia iniciou-se o movimento contracultura, que mais tarde inspirou o movimento estudantil de 1968 e a China tornou-se comunista, vivendo a parte do resto do mundo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com