TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  16/4/2015  •  Artigo  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

  Pluralidade Cultural são as diferenças encontradas entre nós, seres humanos, sejam elas físicas como: cor da pele, altura, olhos, nariz, boca, cor e textura dos cabelos. Mas também possuímos diferenças culturais, diferenças históricas, políticas, tecnológicas, sociais, econômicas, religiosas, morais, de linguagem, etc. Essa total diversidade tem sido a causa e efeito da evolução do planeta. Também diz respeito ao conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais que convivem em um mesmo território, mas que ao menos uma dessas características é predominante, como um traço fundamental na construção de uma identidade nacional. Não se trata de uma divisão da sociedade em grupos fechados, mas sim, proporcionar o enriquecimento a cada um, através, do convívio e troca de saberes.

  Mas se por um lado a diversidade cultural promove novas organizações políticas, religiosas e culturais, por outro é motivadora de conflitos, guerras e racismo. Podendo ser até bastante nocivo a culturas nativas, que acabam perdendo suas origens.

  Por isso, que em um mundo globalizado como o de hoje, cada vez mais cedo, o quanto antes, precisa-se aprender e ensinar a conviver com as diferenças entre si, sem que elas continuem a representar, aparentar, uma ameaça ou idéia imposta de “certo e errado”. É preciso tornar as diversidades humanas algo mais conhecido, explicado, divulgado nas mídias, para que possamos conhecer a fundo seu contexto histórico e geográfico, para que através da compreensão, se ganhe a tolerância e respeito nas convivências sociais, sabendo tirar proveito apenas do que há de melhor nas nossas diferenças e culturas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com