TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

Proposta da Atividade de Aprofundamento:

A partir da Legislação Educacional, você deverá preencher o Quadro Síntese, relacionando as diferentes modalidades aos níveis de ensino previstos. Além disso, deverá Analisar as Modalidades e Níveis de ensino conforme material teórico.

Modalidades de Ensino Níveis de Ensino Análise das Modalidades e Níveis de ensino

Ensino Infantil Educação básica A Educação Infantil consiste na educação das crianças antes da sua entrada do ensino obrigatório, é ministrada entre 0 à 5 anos de idade de uma criança, nesta fase as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas, jogos, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. De acordo com a LDBN ( Lei de diretrizes e bases da educação Nacional) é um direito da criança, opção da família e dever do Estado.

Ensino Fundamental Educação Básica O Ensino Fundamental tem duração de 9 anos sendo a matricula obrigatória para crianças a partir de 6 anos de idade, a partir do ensino fundamental que o aluno terá de desenvolver a capacidade de aprendizado, por meio do domínio da leitura, escrita e do calculo, é a formação básica do cidadão.

O poder publico tem por obrigação garantir matriculas a todos a partir dos 6 anos de idade.

Ensino Médio Educação Básica O Ensino Médio é a ultima fase da educação básica, tem duração mínima de 3 anos, onde tem por finalidade o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, garante a preparação básica para o trabalho e a formação de um cidadão.

EJA (Educação de Jovens e Adultos) Educação Básica A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de Educação básica que permite jovens e adultos a partir dos 15 anos para ensino fundamental e 18 para o ensino médio que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade certa o direito de dar continuidade e formação aos estudos.

Educação Especial Portadores de Necessidades Especiais A Educação Especial é destinada a todas crianças e jovens que tenha alguma deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e superdotação, tem por direito ser incluso na rede regular de ensino, tem a necessidade de professores especializados para atende-los ou apoio complementar caso seja necessário.

Educação Profissional Ensino Médio Educação Profissional tem por objetivo cursos voltado ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto profissionais que buscam ampliar suas qualificações, é dividido em três níveis o básico, técnico e tecnológico, proporcionando qualificação e habilitação profissional.

Ensino Superior Cursos Sequenciais, Graduação, Pós-Graduação e Curso de Extensão. O Ensino Superior é o mais elevado nível de educação brasileira, tem como objetivo formar diplomados nas diferentes áreas existentes. Pode ser cursado a partir do momento que se conclui o ensino médio. Após concluir este nível vem a pós-graduação que tem por objetivo formar professores de nível superior e fornecer especialização nas mais diferentes áreas de conhecimento, no Brasil são cursos de pós-graduação o mestrado, o doutorado, a especialização e o aperfeiçoamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com