TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  22/4/2015  •  Dissertação  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

 O presente resumo tem como objetivo relatar sobre pontos importantes do multiculturalismo e pós-modernidade que como foco traz os assuntos da educação, diferença e igualdade social.

Iniciando se todo este processo com um debate acerca do fortalecimento dos aportes teóricos na formação dos professores e da importância dos conteúdos formação sociológicos, filosóficos, e históricos conteúdos que são fundamentais para a construção das diferentes teorias educacionais e para formação critica de um profissional e de um pesquisador em educação.

Com o passar das experiências os teóricos do campo educacional passaram a alertar para a importância da incorporação do multiculturalismo nos currículos, no planejamento politico das escolas e no tratamento teórico de questões relacionadas à formação de professores, introduzindo como parte dessa formação o problema das identidades culturais e étnicas e a importância de sua valorização na composição das diferentes formações, no nosso caso, a brasileira.

Traz como objetivo tornar a educação menos desigual e mais reconhecedora das diferenças e para a busca deste objetivo foi preciso vários movimentos para que se conquistasse um conjunto de politicas públicas entre vários campos, entre os quais o campo educacional, exemplo desta luta foi a lei 10.639/03.

Mesmo com leis, portarias, os mestres da sala de aula ainda enfrenta algo que sempre vai existir dentro de uma sala de aula, as diversidades de famílias, culturas, raças, línguas e níveis socioeconômicos para tanto exige  uma formação adequada para todas as necessidades dentro de uma sala.

A educação vive uma problemática atual que baseia-se na questão da diversidade cultural no entanto tem exigido portanto, um novo modelo de educação que encontra na multiculturalidade suas possibilidades a uma práxis multicultural que possa contribuir nesse processo de transformação social.

A multiculturalidade pode contribuir para que a práxis educativa possa utilizar a interculturalidade estabelecida na prática pedagógica para que possa assim contribuir para a busca dessa unidade na diversidade.

A pedagogia deve ser entendida como um processo problematizador, que se baseia no diálogo e na unidade entre ação e reflexão sobre a situação.

Portanto a prática pedagógica deve ser construída possibilitando a convivência dos diferentes com suas diferenças, superando as violências, as hierarquias, os preconceitos as desigualdades econômico-sociais.

Justificativa

De acordo com o texto sobre o tema relatado acima indicado os professores tem que estar atentos às culturas que lidam na sala de aula, pois em um grupo a pessoas de varias crenças poder econômico diverso um do outro no entanto retira-se do tema que há uma grande importância em estar atualizado e capacitado para poder fazer os trabalhos de forma dinâmica atendendo a todos de forma que sintam satisfeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com