TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  27/4/2015  •  Artigo  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Osasco

Curso de Pedagogia

Joci Bruna da Silva Prates RA: 7109482699,

Karyn Gesse D. de Oliveira RA: 6817451055,

Marineide Guimarães de Oliveira RA: 6443286445,

Renata da Silva Teles RA: 6269259945 e

Vanessa Leão Barbosa RA: 6660422615

As muitas facetas da alfabetização

Osasco

2014

Joci Bruna da Silva Prates RA: 7109482699,

Karyn Gesse D. de Oliveira RA: 6817451055,

Marineide Guimarães de Oliveira RA: 6443286445,

Renata Angelim da Silva RA: 6269259945 e

Vanessa Leão Barbosa RA: 6660422615

Trabalho apresentado à disciplina de aletramento e lfabetização Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Osasco, sob orientação da Prof. Ana Paula oliveira

Osasco

2014

Introdução .

Esta atividade abordará o secundar da alfabetização nas estatística brasileira, as  motivações para tais números, ressalta a importância de alguma teorias psicológicas para contribuição da alfabetização ,destaca  o  significado da aprendizagem desde o nascimento, considera que o mesmo seja absoluta na vida de todo ser humano.

Ira defender o respeito a  educação  caracterizada por cultura e região, levantara a importância de uma politica justa e voltada primordialmente a pedagogia.

As muitas facetas da alfabetização

A educação brasileira reincide na alfabetização devido não haver um âmago nas metodologias da alfabetização, tem havido muitas pesquisas sobre a temática e pouca aplicação de investimentos nestes aspectos, uma busca sem fundamento sobre de quem é a culpa desta problemática, este impasse continuo no ensino contribuirá ainda mais para o fragor da aprendizagem.

Tem que existir um empenho maior voltado para área da pedagogia, visando coloca-la como base na vida social de todos ,visto que a educação inicia-se desde o principio dos primeiros passos do bebê, estes continuaram até o fim de sua vida ,assim sendo o ensino eminente na vivencia do cidadão, seria a mudança diferenciada nos aspectos intelectual e moral ,mudando os números negativos no recenseamento para o percentual positivo de pessoas que estão adquirindo conhecimento de qualidade, tornado o brasil como primeiro país que realmente se importa com a educação. Ao transpor no assunto ensinamento deve-se observar atentamente se o aprendiz esta sendo alfabetizado, tendo a aptidão de ler, compreender e conseguir através desta compreensão redigir um texto, uma redação, expor suas ideias com coerência na hora  da escrita.

Devido vários aspectos a alfabetização não deve ser universalizada, deve-se considerar a cultura o ambiente e sociedade onde este  individuo reside e para auxiliar  neste andamento todo há  alguns  aliados importantes que coopera  para orientação destas instruções  estas vem da psicologia, especificamente da analise da psicologia, psicolinguística e sociolinguística, todas estas filosofias unidas a corretos materiais pedagógicos, uma estrutura de politica justa, acontecera uma boa formação do alfabetizado.

Conclusão

Concluímos que a educação brasileira necessita de muitas modificações e dedicação de todas as partes politica, familiar, cultural e também dos professores.

Politicamente falando, para que isso aconteça tem que se iniciar da constituição educacional brasileira que foi criada em 1988 e estamos em 2014, em todos estes anos muitas coisas aconteceram , inclusive a formação dos nossos governantes nesta mesma constituição, portanto não há como pensar diferente.

Professores que tem consciência desta carência de mudanças, como nós que ainda estamos estudando,  temos o poder de mudar esta condição do Brasil , visando ensinar em sala de aula aos alunos que eles devem ser ativos na participação dos acontecimentos que envolve a sua escola ,ensina-los a opinar na questão da melhoria dos estudos.

E observar bem as  propostas dos políticos, explicar que a politica não é um fardo mas  a oportunidade de mudar a didática brasileira e que a politicagem que faz mal para nosso país ,buscar colocar alguém lá que esteja interessado na educação e deixar de pensar que isto não existe, uma sociedade educada, instruída tem a força de renovar a educação.

  1. Como lidar com as diferenças de cada aluno?

R: Para lidar com as diferenças de cada aluno, primeiramente tem que respeitar os limites do outro e trabalhar de acordo com a necessidade de cada um.

  1. Há algum tipo de aluno que é mais difícil de ser educado?

R: Sim, principalmente aqueles que têm dificuldades na aprendizagem, nesse caso tem que usar algumas estratégias pedagógicas.Ex. aulas que sejam estimulantes, solicitar a participação do aluno,e quantas vezes necessárias voltar a explicação até que o aluno consiga assimilar as suas dificuldades.

  1. Há possibilidade de em sala de aula escutar o que o aluno tem para dizer e depois haver um diálogo?

R: Sim, sem sombra de duvidas. Através de uma pergunta de um aluno,a aula pode se transformar em um debate e no final ser benéfico para todos.

TEMA 2 : VISÃO PEDAGÓGICA, METODOLOGIAS FORMAS DE AVALIAÇÃO.

  1. Qual a sua visão sobre o que é aprender?

R: O ser humano é um ser totalmente social, então a todo o momento necessita interagir. Aprender envolve vários fatores entre eles a comunicação troca de ideias, conhecimento informações e o mais importante o trabalho coletivo que através disso desenvolve as competências e assim obtém o resultado desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com