TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.619 Palavras (23 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

NOME

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Araçuaí

2013

NOME

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico:

Tutor de sala: Cleide Vilarino Carvalho

Araçuaí

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO        04

2.1 Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo        04

2.2 Caracterização do espaço educativo – análise da realidade        06

2.3 Proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo        14

2.4 Apresentação da proposta de atuação do pedagogo diante da organização do trabalho pedagógico no espaço educativo.................        14

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................        14

MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................15

REFERÊNCIAS        16

1 INTRODUÇÃO

O presente Estágio foi realizado na Escola, situada na cidade de localizada. Meu trabalho na Instituição foi tranqüilo, durante o período de 07:00h às 11:00h. Fui bem recebida por todos, e tive a oportunidade de acompanhar o trabalho da Pedagoga de perto, inclusive o apoio que é dado aos alunos do que estão sendo preparados para a, acompanhei também o funcionamento da instituição. A escola funciona em dois horários, pela manhã das 07:00 às 11:15 e à tarde das 13:00 às 17:15, atende os anos iniciais (1ª ao 5ª), é um a instituição que atende crianças de famílias carentes e passa por dificuldades de ensino principalmente pela falta de participação da família

O objetivo desse estágio é realizar atividades de estudos, análises e aplicação prática a gestão educacional, tendo em vista o perfil do gestor, de refletir acerca da construção do projeto político-pedagógico, entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo, por meio da observação e dos registros feitos em campo, ter a oportunidade de desenvolver o senso crítico sobre o trabalho do gestor, seu papel e suas funções, observar e analisar os problemas do cotidiano, observar a teoria e a prática, adquirir experiência.

O Projeto Político Pedagógico constitui-se na construção coletiva da identidade da escola pública de qualidade que pressupõe um projeto de sociedade, de educação, de cultura e de cidadania, fundamentado na democracia e na justiça social.

“A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº9.394/96, estabelece no seu artigo 12, Inciso I, que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica; no artigo 13 e 14 – Definem as incumbências docentes com relação ao projeto pedagógico; no artigo 13 “I – participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e no Artigo 14, I – participação dos profissionais de educação na elaboração do projeto pedagógico da escola”.

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo

6A escola é uma escola  que atende crianças do 1º ao 5º ano, as famílias atendidas são de baixa renda e o desemprego é muito grande, então  é necessário que haja cooperação, sendo que a indisciplina e a falta de envolvimento por parte dos pais ou responsáveis é um dos fatores que tem prejudicado o rendimento de alguns alunos, uma vez que a aprendizagem é um processo que envolve um todo. Os profissionais que aqui trabalham, estão buscando melhorar a qualidade da aprendizagem.

A Escola _____iniciou suas atividades com apenas 156 alunos matriculados. Atualmente contamos com ___ turmas e  ___ alunos matriculados, incluindo___discentes Trabalha com as modalidade da educação básica do Ensino Fundamental e anos  Iniciais, nos turnos de funcionamento Matutino e Vespertino com o regime de funcionamento em Ciclo  da Alfabetização:1º,2º e 3º Anos e  Ciclo Complementar de 4º e 5º anos. A Escola mantém Sala de Recursos, Projeto Escola de Tempo Integral e Professor de Apoio.

A Escola _____iniciou suas atividades com apenas 156 alunos matriculados. Atualmente contamos com ___ turmas e  ___ alunos matriculados, incluindo___discentes Trabalha com as modalidade da educação básica do Ensino Fundamental e anos  Iniciais, nos turnos de funcionamento Matutino e Vespertino com o regime de funcionamento em Ciclo  da Alfabetização:1º,2º e 3º Anos e  Ciclo Complementar de 4º e 5º anos. A Escola mantém Sala de Recursos, Projeto Escola de Tempo Integral e Professor de Apoio.

.

A Pedagoga tem uma participação ativa no funcionamento da escola, é responsável pela coordenação, implantação e implementação, no Estabelecimento de Ensino, das diretrizes pedagógicas emanadas da Secretaria de Estado da Educação e as demais atribuições e funções definidas no Regimento Escolar desta escola, cabe a ela ainda organizar e conduzir o plano de aula semanal o planejamento bimestral, observar e obter informação sobre as turmas e alunos, planejar estratégias para alunos com má disciplina e dificuldade de aprendizagem e confecção dos mine projetos. Pude observar também que a Pedagoga desta escola tem um ótimo relacionamento com todos gerando um ambiente de harmonia. Toda quinta feira à noite, é feita uma reunião (módulo 2) com a Pedagoga, professores e diretora, para organizar e conduzir o Plano de Aula semanal. No final de cada bimestre é feita uma reunião incluindo a presença dos pais, para discutir o desempenho do aluno e o que deve ser mudado ou não no bimestre seguinte, com o objetivo de que todos se envolvam no processo de ensino e aprendizagem, dando sua parcela de contribuição para tentar obter o resultado esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (253 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com