TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Introduçao

O multiculturalismo e a diversidade como um todo estão entranhadas na sociedade e cada vez mais visível. Dentro desse contexto, o desafio proposto pelas disciplinas norteadoras “Educação e Diversidade e Estrutura e Organização” tem o intuito da discussão, da valorização e do conhecimento das diversas culturas, dos múltiplos arranjos familiares, da modernização do espaço escolar para lidar com o pluralismo da sociedade atual, que encontra-se mais complexa e distinta.

Para a assimiliação do conteúdo abordado foi lançado o desafio enfatizando o conhecimento nas Leis de Diretrizes e Bases que rege a educação, os Parâmetros Curriculares, nas Diretrizes para a Educação das relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assim como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. A análise do tema no ambiente escolar e o planejamento para o desenvolvimento em sala de aula.

Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) Art. 1, inciso II; art.3; art. 26, inciso II e IV; art. 27, art. 43; art. 78

Garante o pluralismo de idéias, considerando as diversas culturas, o pensamento, a arte. O respeito a liberdade e consequentemente à tolerância é garantido também, pois sem o respeito e o apreço o pluralismo se tornaria inviaviável, sendo que a liberdade não pode e nem deve ser impeça. Porém deve-se inserir em limites de respeito mútuo.

Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN) Estabelece pluralidade cultural que está presente na sociedade e oferece espaço amplo para o conhecimento de cultura, de crenças e valores tanto da sociedade brasileira quanto das demais culturas existentes. A exclusão da discriminação e injustiças são conceitos a serem desenvolvidos no âmbito social e escolar.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana. A lei 10.639/03 institui a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos africanos no currículo escolar. Nessas diretrizes curriculares os princípios e fundamentos para planejar, executar e avaliar são metas que tem por objetivo a promoção da educação, formando cidadãos que respeitem a pluriculturalidade existente na sociedade brasileira. A obrigatoriedade do ensino de História e cultura afro-brasileira e africana objetiva o valor da identidade cultural que se firmou no seio da sociedade, e é válido o reconhecimento da contribuição e o anseio pela igualdade.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Constata-se aqui a necessidade de construção da sociedade, sendo mais democrática e pluralista e que que a importância dessa construção seja necessária desde a base da educação, nas primeiras faixas-etárias. a valorização dos diferentes vínculos familiares que compõem nossa sociedade e indicam novos caminhos que devem ser seguido na relação entre instituições de educação infantil e as famílias.

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS DA ESCOLA LUA NOVA

www..correio4horas.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com