TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

1. SÍNTESE REFLEXIVA

Umas das funções básicas da escola é permitir que a criança reconheça a existência do outro conquistando seu espaço, aprendendo a respeitar o do outro, ou seja a socialização. Usando a literatura infantil africana “AS TRANÇAS DE BINTOU” com o intuito de promover nas práticas docentes da educação infantil para afirmação da identidade da criança negra e apropriação do universo simbólico do continente africano de forma que possam construir uma visão mais positiva do seu pertencimento racial. Entretanto os diálogos e discursos sobre diferenças raciais focam direitos dos cidadãos por uma sociedade de “igualdade”, percebe-se a diferença de realidades arraigadas histórica e culturalmente por preconceitos geradores de uma apartação social fundamentada, principalmente, na questão racial. Dessa forma, a construção do conhecimento no âmbito educacional voltado para este tema se mostra arraigado a resistências, intimidamento ou mesmo desinteresse, tornando-se imprescindível o desenvolvimento de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de práticas pedagógicas de fato inclusivas e explorem a diversidade cultural e racial das crianças.

Nessa perspectiva, buscamos a partir de uma proposta de trabalho utilizando a literatura africana na Educação Infantil, promover a leitura e discussões que possibilitassem à criança o conhecimento sobre a mitologia africana, suas culturas, epistemologias, para que estas se apropriassem do universo simbólico do continente africano de forma que pudessem construir uma visão de identidade negra mais positiva. Além disso, a literatura africana possibilita a construção de valores morais e ensinamentos que propiciam as crianças construírem afirmativamente sua identidade racial, conhecendo elementos sobre seus ancestrais que lhes forneçam a valorização e o orgulho do seu pertencimento racial, diferindo da perspectiva escravocrata ou abolicionista que sempre é enfocada nas escolas, desenvolvendo dessa maneira, a auto-estima e autoconceito elevados nestas crianças. Percebe-se, que esta temática na realidade escolar parece ser encarada com pouco interesse pelo corpo docente, tendo em vista, que o preconceito racial enraizado historicamente e sua naturalização é um fator que desestimula o educador, em contraponto, a mobilização racial organizada pelos movimentos negros que tem travado lutas, possibilitaram avanços consideráveis, quando se trata de políticas públicas que hoje viabilizam materiais didáticos para tal abordagem. Torna-se indispensável o incentivo efetivo dessa prática didática em possibilitar um resgate histórico-cultural de uma ancestralidade extremamente representativa no povo brasileiro.

No texto de Bintou há elementos que podem ser trabalhados em diversas áreas do conhecimento, como:

• Movimento

• Sensações

• Artes

• Cores

• Cultura e sociedade

Realizarei um teatro usando a estória “As tranças de Bintou”, na ciranda cultural. Buscando envolver as crianças em diversas linhas do conhecimento interdisciplinar em língua portuguesa, matemática, natureza e sociedade, artes e musicas, propondo uma discursão não só com os pequeninos mas também com toda a escola sobre identidade cultural. Artes cênicas – As atividades desenvolvidas dentro destes componentes curriculares, o fazer teatro, tem como um dos objetivos a exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais. A partir dai iniciam-se os ensaios de fala, coreografia, leitura, escrita, etc.

Competências a serem adquiridas durante o teatro:

• Escrita e leitura

• Noção de tempo e espaço

• Noção de pesquisa

• Respeito as diversas culturas

• Valorização e respeito ao outro

• Etc

Contextualizando o trabalho com literatura infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com