TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  25/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.690 Palavras (15 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 15

"Não podemos enxergar além do ponto em que estamos quando não sentimos o chão firme sob nossos passos." (Émile Durkheim, 1897; Le Suicide)

Sumário

Introdução3

Desenvolvimento4

Solidariedade Social5

Solidariedade Mecânica5

Solidariedade Orgânica5

Durkheim e a Educação6

Um pouco de História no contexto7

Os Fatos Sociais7

A Instituição Social e a Anomia8

A Visão Durkheimiana Sobre Suicídio10

Conclusão12

Referências13

Introdução

        Émile Durkheim (1858 - 1917)  foi filósofo, sociólogo e psicólogo social. Foi também um dos responsáveis por tornar a Sociologia uma matéria acadêmica (sendo esta aceita como ciência social). É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da Sociologia moderna. Focou seus estudos em diversas áreas, indo da educação ao suicídio. Nasceu em família religiosa (eram todos judeus) e optou por não seguir o caminho do rabinato, como o costume, para mais tarde declarar-se agnóstico. Morreu durante a Primeira Guerra Mundial, no ano da Revolução Russa, supostamente pela tristeza de ter perdido o filho na Primeira Guerra Mundial (em 1916).

        

 

        O francês Émile Durkheim, um dos fundadores da sociologia moderna, utilizou métodos científicos para realizar o estudo dos grupos sociais. Durante a vida, Durkheim publicou muitos estudos sociais, abordando diversos temas como educação, suicídio, religião, etc. Dentro da educação moral, psicologia da criança ou história das doutrinas pedagógicas, não há campos que ele não tenha explorado. Dentre suas principais obras estão: 

 

- A divisão do trabalho social (1893)

- As regras do método sociológico (1895)

- O suicídio (1897), sendo esta a obra que revolucionou o campo da sociologia, pois o assunto era tratado até então como fenômeno psicológico.

        Em 1893 publicou sua tese de doutorado, De la Division du Travail Social (1893; A Divisão do Trabalho Social), onde descreveu a interação social entre os indivíduos que fazem parte de uma coletividade maior: a sociedade. No livro "As Regras do Método Sociológico" publicado em 1895, estabeleceu as bases para a sociologia como ciência. Em Le Suicide (1897; O suicídio), tentou mostrar que as causas do suicídio têm fundamento social e não apenas individual. Dentro dessa perspectiva, descreveu três tipos de suicídio: o egoísta, o anômico e o altruísta.

Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim:

 

· Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;

 · A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;

 · As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;

 · A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);

· Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.

        Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando coisas como religião e etnia estavam tão separadas e ao mesmo tempo misturadas. Segundo ele, a sociedade moderna tem duas características: a primeira é moderna, mas não totalmente (caracterizada pela solidariedade mecânica e presente em sociedades pouco desenvolvidas, primitivas, onde todo mundo é igual, unificadas não pela sociedade em si, mas pela crença comum, o que pode ser comparado ao mecanismo de um relógio), e a orgânica (cada um faz alguma coisa específica e é essa divisão plural que deixa de ser a metáfora do relógio para passar a ser do organismo, onde cada um une-se ao outro não por conta de crenças, mas exatamente pela individualidade do trabalho, um acaba precisando do outro em termos de complementação de funções).

        Cabe dizer que solidariedade para Durkheim é a forma de convivência, a maneira como as pessoas convivem, o cimento pelo qual não entramos em desagregação social (onde não há estado, nada funciona, é a chamada anomia social). Os sociólogos diziam que a divisão social do trabalho levaria à desagregação social, as pessoas ficariam mais individualistas e especialistas em cuidar de si causando a anomia, porém o sociólogo vai contra isso e sugere que a solidariedade orgânica é muito mais forte que a mecânica. Que não se caminha para a desagregação por causa do individualismo do trabalho, pois é exatamente por ele que a união é gerada e não é preciso optar por uma ou outra sociedade, porque elas são complementares.

 Solidariedade Social

        A solidariedade segundo Durkheim é oriunda de dois tipos de consciência: a consciência coletiva (ou comum) e consciência individual. Cada indivíduo possui uma consciência individual que sofre influência da consciência coletiva, que nada mais é que a combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo. A consciência coletiva seria responsável pela formação de nossos valores morais, e exerce uma pressão externa aos indivíduos no momento de suas escolhas. A soma da consciência individual com a consciência coletiva forma o ser social.

        Dentro da perspectiva sociológica durkheiminiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. Esse consenso se assenta, basicamente no processo de adequação da consciência individual à consciência coletiva. Dependendo do grau de consenso temos dois tipos de solidariedade.

Solidariedade Mecânica

        A sociedade em sua fase primitiva se organizava socialmente a partir das semelhanças psíquicas e sociais entre os membros individuais. Nessas sociedades, os indivíduos que a integravam compartilhavam dos mesmos valores sociais, tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários à subsistência do grupo, essa correspondência de valores é que assegurava a coesão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com