TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

IDENTIDADE SOCIAL E CULTURAL.

Os seres, quando inseridos na sociedade, já começam a ter experiências que passam a torna-los seres histórico-sociais. Além disso, quando começam a fazer parte do mundo, já são incluídos em meio à regras, culturas e costumes que já estavam determinados pelos que já habitavam ali, tendo, portanto, que se adaptar as tais. Diferenciando-se, o contexto sócio histórico possibilita a produção do indivíduo, como também possibilita que ele (re) produza este contexto através dos meios.

Apenas nos tornamos sociais quando fazemos parte de um grupo, ou estabelecemos relações. Os grupos, se formam para, coletivamente, se produzirem as condições necessárias para a sobrevivência humana. Entre os elementos que justificam a formação dos grupos está a divisão do trabalho. O ser não somente interage e se molda com os grupos, como também altera o meio e é alterado a partir dos mesmos.

Os grupos somente existem com o auxílio da existência das regras. Estas, orientam as relações entre as pessoas nos grupos e, por meio delas, se estabelecem regularidades, tanto normativas como comportamentais. As regras nascem das necessidades concretas humanas, podendo se perpetuar além da geração que as criou, depois que já estiverem estabelecidas.

Podemos considerar então, que as regras definem os papéis sociais, e estes, estabelecem como proceder nas relações sociais. Quando em grupo, os papéis sociais se complementam. E ainda, quanto mais a relação for necessária para a manutenção do grupo, mais rígidas serão as regras que o definirão.

Quando vivemos em grupos, confrontamos os papéis sociais e descobrimos se somos semelhantes ou diferentes. Neste processo, passamos a descobrir nossas identidades, e nelas estão: como me relaciono com os diferentes grupos; o modo com que o grupo ao qual eu faço parte vê o mundo; como aplicamos as normas apreendidas.

Nossa identidade, portanto, não é vista como algo estático e acabado, mas como um processo em constante mudança e construção. O indivíduo não somente terá influências sobre a sua identidade como também poderá moldá-la a partir dos contextos sociais em que se submeterá constantemente em vida. Consideramos então, que a identidade é um importante passo.

O PAPEL DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO

Na Educação, a identidade pode ser uma faca de dois gumes quando, analisando o contexto abordado anteriormente, vimos que os grupos, os papeis sociais e as regras têm grande influência sobre a identidade que formaremos. É de suma importância que os educadores tenham colhões e ética necessários para que suas responsabilidades em sala de aula não prejudiquem a formação de seus alunos. Se moldadas de forma errônea durante o processo educacional, a dificuldade de reverter esta situação será imensa.

Visto que professores são grandes responsáveis pela formação de seres pensantes, devemos ter o devido cuidado para que não acabe ocorrendo o desleixo de permitir um ambiente de aprendizagem onde os alunos possam ser mal influenciados. Eles deverão se tornar críticos para serem inseridos na sociedade como cidadãos. Nas salas de aula, através de diversas maneiras, sempre ficam estabelecidos os papeis sociais e a forte presença predominante de grupos. Além disso, é verídica a ocorrência da influência de comportamentos ruins a partir de maus elementos no grupo, dificuldades com o estabelecimento de regras, por esse mesmo motivo, mais uma vez o alerta de cuidado para com as atitudes a serem levadas para o local de sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com