TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera Educacional, como requisito obrigatório para cumprimento das disciplinas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação e Tecnologias Aplicadas a Educação, do 2º Bimestre do 1º Semestre, sob orientação do Coordenador do Curso EAD Prof. Me. Lindolfo Anderson Martelli.

Campo Grande – MS

Maio/20

INTRODUÇÃO

Os novos recursos tecnológicos e o aumento exacerbado de informações faz-se a obrigação de uma nova organização de trabalho, na qual é necessária a especialização dos profissionais da área, o conhecimento da forma de transmissão do ensino com a tecnologia, a organização na prática do uso de equipamentos evoluídos, da administração do tempo e da economia precisa.

A exploração de uma sociedade cada vez mais moderna deve ser acompanhada daconscientização da importância de incluir nos currículos escolares as habilidades e capacidadepara lidar com as novas tecnologias, nesse contexto, a educaçãoexige uma abordagem inusitada em que o componente tecnológico não pode ser despercebido.

Diante disso, um novo desafio surge na área educacional e o professor necessita se atualizar para causar impacto em sala de aula para apreender atenção e transmitir o ensino de acordo com a atualidade, frenteàs novas tecnologias.

Os recursos modernos e tecnológicos estão tão avançados que hoje, se encontra disponível na internet, cursos pedagógicos, atividades, textos, vídeo-aula, dicas, orientações, provas, testes, desafios entre outros exercícios que traz detalhes dos conteúdos.

No decorrer deste trabalho, há detalhes de uma sala de aula, organizada pelo próprio sistema virtual, onde o professor se capacita tecnologicamente para transmitir as aulas de maneira interativa e o aluno pode realizar atividades e desafios, ler livros e manter-se pontual no envio das atividades e esclarecer dúvidas em tempo real.

Outra novidade importante é tecnologia assistiva, onde são instalados softwares especiais com transmissão de síntese de voz para estudantes especiais que dependem deste recurso.

DESENVOLVIMENTO

Neste passo, aprimoro uma sala de aula do fundamental I, com novos recursos tecnológicos, como notebooks, por ser um equipamento avançado e por ter um espaço de sobra no disco interno e capacidade de upgrade em memória, com teclados braile type e software atualizado para deficientes visuais, como por exemplo, o DosVox, o intuito deste equipamento é a substituição de cadernos e lousas ou quadros.

Dosvox,é um sistema operacional desenvolvido pela universidade federal do RJ para auxiliar deficientes visuais a terem acesso aos computadores por síntese de voz.

Por meio deste recurso, será explorado o aplicativo Classromm, programa em fase final criado pelo Google para revolucionar as salas de aula, esta novidade já está em teste por professores, para incluírem as aulas na plataforma do Google. O objetivo desta inovação é ajudar os professores a distribuírem as tarefas, monitorarem a entrega de trabalhos, lançarem desafios e também para auxiliarem os estudantes com dificuldades na resolução dos exercícios. O Classroom, une o Gmail, o Googledrive e GoogleDocs para compartilhar as atividades propostas pelo profissional da área. Além disso, os professores ganham tempo dentro de sala para aprofundar a matéria e não dispersarem com detalhes de baixa importância. Para melhorias na qualidade do ensino estas salas de aula terá a mesma quantidade de equipamentos tecnológicos por aluno.

Com isso, os alunos terão acesso às tarefas que precisam ser feitas na página "Tarefas", pasta que fica organizada no programa supracitado e então iniciar os trabalhos com apenas um clique. Os professores veem rapidamente quem concluiu a tarefa e dão feedback direto e preciso em tempo real a partir do Google Sala de Aula.

O aplicativo, é bastante eficiente e o professor cria sua sala virtual, pode inserir seus alunos e excluir se for necessário, postar as tarefas, desafios do dia, tudo organizado em pastas pelo Googledrive, o aluno acessa o classroom de onde estiver pelo notebboks, ipad, tablets ou celular. O foco desta novidade é que o professor em sala de aula não passe apenas conhecimento, mas ensine os alunos e aprofunde a matéria de forma mais precisa.

Desta forma, este recurso funcionará da seguinte maneira. Em sala o professor explica a matéria nos 40 ou 45 minutos de aula de tal disciplina, e orientará os estudantes a acessarem a sala virtual para realizar as atividades propostas, o aluno realiza as atividades lançadas e devolve pelo Googledrive, sistema no qual as pastas de tarefas ficam organizadas e compartilhada com o professor para fazer a correção e passar o feedback em tempo real.

Esta escolha foi por concordar que as escolas precisam acompanhar a tecnologia já que estamos no século XXI e o computador tomou conta de todas as áreas. Como o tempo hoje parece passar mais depressa do que antigamente, esse recurso ajudará na organização das atividades e também na economia do papel, este resultado além de administrar melhor o tempo de forma organizada e precisa faz da ideia um planejamento sustentável. Onde o professor possa ensinar mais e o aluno aprender melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com