TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  30/9/2015  •  Artigo  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Brasília

REsumo das apresentações que abordaram o capítulo primeiro – As Transformações Técnico-Científicas, Econômicas e Políticas - do livro Educação Escolar – Políticas, Estrutura e Organização.

Brasília,

2015

                Os valores decorrentes do neoliberalismo na educação é a  racionalidade empresarial, e é a partir daí que surgem a competitividade, a produtividade e o lucro para as grandes empresas dominadoras do mercado, gerando baixos salários, consumidores, seres não pensantes, entre outras consequências.

        A educação passa a ser privatizada e de qualidade apenas para quem tem condições para consumi-la, causando uma seletiva e elitização do conhecimento e a grande maioria sofre com o analfabetismo, desemprego, violência e salários baixos.

        Uma educação de qualidade é aquela que promove a cidadania, superando as desigualdades sociais, e não a que estamos vivendo atualmente com salas de aulas superlotadas, péssimas condições de trabalho, falta de professores e funcionários, e a aprovação continuada.

Com relação aos grupos que se apresentaram , concluímos que o capitalismo tornou-se o uso da força física e tem grande poder sobre a educação. De um modo que a Ideologia Neoliberal e Educação não são um par possível para a emancipação social. Pois se baseia em uma formação de Seres “EMPREGAVÉIS” balizando os princípios e valores educacionais, subordinando a educação aos interesses de mercado.

A formação Crítica é progressivamente substituída por uma formação Tecnicista tendo como ensino a política produtiva em que as aulas são e eram conteudistas. Ou seja, você aprende somente o necessário para entrar ao mercado de trabalho.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com