TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetizar é um momento de continuidade e não um momento de inauguração é preciso saber em que nível, a criança esta apropriação tanto do sistema da escrita quanto do processo de letramento , para dar continuidade a partir disso e criar situações em que esse processo continue se desenvolvendo. Mesmo as crianças das camadas populares têm acesso as leituras, materiais escritos, pois vivemos numa sociedade grafo Centrica, cercada de livros escritos. E a partir disso que todo processo de alfabetização continua. Ao observar as crianças desde a creche ate o segundo ano por exemplo podemos analisar o processo de alfabetização de apropriação do sistema alfabético e ortográfico de escrita, se apropriando disso no contexto de letramento, lendo livros literatura de educação infantil com o auxilio do educador escrevendo situações reais com o apoio muito forte da literatura. As oportunidades de aprendizagem hoje da alfabetização e letramento consiste no foco maior na aprendizagem no sistema de escrita sempre no contexto de letramento criando situações de historia para a criança, dando todo contexto as próprias características e isso interessa muito a criança por esta na fase da fantasia, e depois trabalhar frase e palavras, transformando tudo isso numa atividade lúdica onde a criança se diverte e aprende ao mesmo tempo.

Ano / época Marco Histórico Escolarização Alfabetização

Década de 40 – século XX Começaram a receber numerosos grupos de alunos e heterogêneos e eram frequente que 50 da crianças rompiam a barreira da primeira serie. Era usado a Cartilha Caminho Suave e a metodologia era tradicionais, conservadores de alfabetização. A metodologia era trabalhada nas cartilhas. Aprendizagem era um ato mecânico com repetições e memorizações.

Até os anos 80 do século XX A 1 serie correspondia à serie de alfabetização

Continuava a mesma situação. A situação não mudou segundo indicam as estatísticas. Não houve nenhum progresso.

Anos 90 do século XX até inicio do século XXI Continua sem progresso, a diferença que hoje, os alunos não rompe a barreira do 1° ciclo, que substituiu a 1ª serie como etapa de alfabetização, ou, no caso de sistemas que optaram pela progressão continuada, passam ao ciclo seguinte ainda não alfabetizado. Começaram a usar os materiais didáticos, e o professor interagia com os alunos Os alunos interagem com os professores, expõe suas ideias.

Século XXI até dias atuais Continua sem progresso. Única diferença o pré da educação infantil passou a fazer parte do ensino fundamental sendo agora o 1º ano desse ciclo e vai até o 9º. Além dos materiais didáticos e a interação entre alunos e professores entraram a tecnologia Os alunos interagem com os professores, expõe suas ideias, fazem debates, usa a tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com