TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  17/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

FACITE - Faculdade de Ciências Tecnologias e Educação.

                                   Relatório de Estágio

                                 

                                  Jucenilda Almeida de Queiroz

                          Sonia Regina Matos de Queiroz

                                 

São Domingos - BA

2015

Jucenilda Almeida de Queiroz

Sonia Regina Matos de Queiroz

Relatório de Estágio apresentado a Faculdade de Ciências e Tecnologia-FACITE, Polo São Domingos-BA, como requisito avaliativo do componente curricular do curso de Pedagogia, orientado pela professora- Luciete dos Santos Oliveira

                                                                                   

São Domingos - BA

 2015

Sumário

 

Apresentação----------------------------------------------------------------------------------- 03

Introdução----------------------------------------------------------------------------------------04

Identificação da Instituição-------------------------------------------------------------------08

Desenvolvimento--------------------------------------------------------------------------------10

Considerações finais---------------------------------------------------------------------------11

Referências---------------------------------------------------------------------------------------13

Anexos---------------------------------------------------------------------------------------------14

Apresentação

     Este relatório tem como objetivo descrever o Estágio Supervisionado II acadêmico do curso de Pedagogia realizado no Ensino Fundamental I. O objetivo do Estágio é verificar a integração entre a teoria e a prática, complementando a formação profissional dentro do processo de ensino-aprendizagem, preparando-o para o mercado de trabalho. Foram descritas as atividades desempenhadas durante este período de Estágio para o desenvolvimento da prática de leitura e produção de textos, projeto final do Estágio.

        Este trabalho tem como princípio relatar com detalhe situações vivenciadas durante o período de Estágio na Escola Elpídio Rodrigues, a partir da proposta pedagógicas do Programa PNAIC.

         O Estágio Supervisionado II teve como objetivo socializar os conhecimentos de ambas as partes, entre alunos e estagiárias através de pesquisas e interações. Para que o Estágio se concretize na íntegra, houve o período de observação do professor regente, da unidade escolar e dos alunos.

           Com essa observação percebe-se que os alunos da escola têm interesse em aprender e o professor tem grande conhecimento, porém os dois tem que andar junto pois o professor precisa de aulas mais interativas com os alunos, fazendo com que os alunos também participem das aulas e desenvolva seus próprios textos. Em virtude da problemática, foram desenvolvidas atividades como leitura e produção de textos diferentes para despertar o interesse dos alunos para a leitura.  

Introdução

O Estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando podem vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.

A formação do leitor inicia-se no âmbito escolar e se processa em longo prazo, tendo como mediador o professor, em que encontramos a possibilidade de diversificarmos o conhecimento. Esse leitor deve ser compreendido como sendo aquele que estabelece uma relação aprofundada com a linguagem e as significações. A prática de leitura se faz presente na vida do ser humano desde o momento em que ele começa a compreender o mundo à sua volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que os cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a fixação com a realidade, entrando em contato com livros, enfim, em todos estes casos está de certa forma lendo, embora, muitas vezes, não se dão conta.

É importante, nessa perspectiva, compreender que o desenvolvimento da linguagem oral e escrita permeia todo o processo da construção do conhecimento da criança e a comunicação do seu pensamento para a descoberta do mundo. A criança constrói gradativamente a sua aprendizagem, sendo assim é preciso considerá-la como o sujeito do processo da construção do seu conhecimento, e especificamente, da construção da leitura e da escrita.      Cabe aos educadores ou responsáveis pelo desenvolvimento das crianças, inseri-la na construção do seu conhecimento. E para que isso ocorra, se faz necessário uma prática educativa que aceite e valoriza as diferenças individuais, favorecendo a troca de ideias e proporcionando atividades diversificadas para cada necessidade. Essa prática é viável a partir do momento em que o professor busca fundamentos e metodologias que possibilitem a reflexão de sua prática, proporcionado o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de maneira dinâmica e integrada.

A prática de Estágio contribui para que o alunado em toda sua caminhada estudantil se desenvolva para possivelmente exercer seus direitos de cidadão, pois é a partir da aprendizagem em sala de aula que são formados crianças capazes de interpretar um texto, elaborar uma redação ou mesmo fazer uma simples leitura.

Identificação da Instituição

A Escola Elpídio Rodrigues foi fundada no ano de 1974 que funcionava em uma sala principal da fazenda Elpídio Rodrigues com o nome escola Florisvaldo Carneiro que foi paralisada no ano 1992 que passou a ser chamada Escola Municipal Elpídio Rodrigues. Recebeu este nome em homenagem ao primeiro morador desse povoado e incentivador da educação, doador do terreno para a construção da escola.  A escola está situada na Praça da Matriz do Povoado de Sítio Novo, zona rural no município de São Domingos Estado da Bahia e presta serviços educacionais para a comunidade local e circunvizinhas. A mesma pertence a rede pública de ensino, é mantida pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação. No seu primeiro ano de funcionamento foram matriculados 28 alunos distribuído em uma turma única, tendo como primeira professora Lielza Carneiro de Oliveira. Em 1988 assumiu a direção da escola Elpídio Rodrigues, por um período de 10 anos ,o professor Manoel Rodrigues da Silva ampliando a escola construindo mais 03 salas área de lazer e reforma da cantina e implantou a 1ª turma de 5ª série com matrícula inicial de 25 alunos, ampliou os turnos ,aumentando assim, de 03 para 04 o número de turmas .Deixando a direção da escola em setembro de 1999,contava a escola este ano com classes do Ensino Infantil a 8ª série .A partir daí assumiu a direção por um período de 14 anos ,o professor Huguemberg de Queiroz Silva que fez muitas reformas na escola. No ano de 2006 o número de alunos regrediu bastante tornando impossível o funcionamento do turno vespertino de (5ª a 8ª serie) sendo os alunos transferidos para estudarem na sede do nosso município. O estabelecimento hoje funciona com 02 (duas) classes mutisseriadas de Ensino Infantil ao 5º ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com