TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL

CEZALTINA MARQUES BACELAR

A relação de comunicação, entre as famílias e os Centros de Educação Infantil das 07 regiões de Campo Grande, MS

CAMPO GRANDE-MS

2014

CEZALTINA MARQUES BACELAR

A relação de comunicação, entre as famílias e os Centros de Educação Infantil das 07 regiões de Campo Grande, MS

        

Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Itinerário Científico III, sob a responsabilidade da professora Doutora Enilda Fernandes do Curso de Pedagogia.

CAMPO GRANDE-MS

2014

Sumário

Resumo................................................................................................04

Introdução.............................................................................................04

Justificativa............................................................................................05

Objetivos Gerais....................................................................................05

Objetivos Especificos............................................................................05

Procedimentos.......................................................................................06

Cronograma de Atividades....................................................................06

Considerações Finais............................................................................07

Referências............................................................................................07

Resumo

O projeto de pesquisa, A relação entre a família e a educação infantil nas produções acadêmicas (2004-2014), tem por objetivo por meio das produções científicas e obras literárias, caracterizar de que modo estas produções entendem o papel da família na educação infantil e estabelecer uma reflexão acerca da importância da interlocução dessas duas instituições, família e escola na formação da criança. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade descritiva/explicativa. Essas produções serão levantadas na base de banco de dados de Teses e Dissertações da Scielo, Capes, da Lilacs, e de trabalhos apresentados em Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa e Educação (ANPED).  

No presente trabalho de pesquisa, vamos fazer um estudo de caso, para verificar e tentar entender como vem sendo desenvolvido a relação de comunicação entre os Centros de Educação Infantil e as famílias das crianças, que estão sendo atendidas dentro destes Centros de Educação Infantil. Descobrir o que os Centros de Educação Infantil, vêm fazendo para colaborar com o desenvolvimento da autonomia e respeito da criança com idade entre 03 a[a] 05 anos, da educação infantil, e como podemos ajudar a melhorar essa convivência entre eles para garantir a estas crianças os seus direitos, garantidos na lei.  Será feito um estudo de caso, com entrevistas, com cada um dos coordenadores, de cada uma das regiões da cidade de Campo Grande, MS que é dividido por 07 regiões.

Palavras-chave: Famílias, Centro de Educação Infantil, Comunicação, Relação, Crianças.

INTRODUÇÃO[b] 

A relação de comunicação, entre as famílias e os Centros de Educação Infantil das 07 regiões de Campo Grande, MS.

Nas As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, no artigo 8º reza que:

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças (BRASÍLIA 2009, P. 2), .

 

E no inciso III, menciona que a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias e o respeito e a valorização, fazem parte de suas formas de organização e ainda que, os centros de educação infantil são a extensão da família e, portanto devem garantir á criança um cuidado como algo indissociável do[c] processo educativo.

Muitos estudiosos procuram pesquisar e analisar, os conflitos que ocorrem na relação entre as famílias das crianças que são atendidas nos Centros de Educação Infantil. Assim, com o intuito de estabelecer uma reflexão acerca da função do professor nessa relação, optou-se nesse trabalho de conclusão de curso, em que devemos realizar uma pesquisa para fins de concluir nosso curso de Pedagogia, o levantamento das produções acadêmicas que abordam essa temática. Desse modo, o projeto de pesquisa que ora se apresenta intitula-se: A relação entre a família e a educação infantil nas produções acadêmicas (2004-2014).

Pretendemos com isso conhecer de modo nessas produções são apresentados ou como esses pesquisadores entendem o papel da família e da Educação Infantil na escola. Esse estudo servirá como ponto de partida para nossa reflexão acerca da importância da interlocução dessas duas instituições, família e escola na formação da criança.

Partimos do pressuposto de que a criança para desenvolver sua autonomia e seu potencial intelectual e ser um adulto pleno, ativo e saudável psicologicamente precisa ter uma infância plena. E um dos caminhos para alcançar esse objetivo é uma boa relação familiar e escolar. Portanto, essas duas instituições, devem a priori caminhar juntas e na mesma direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (326.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com