TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Passo I

Nesse caso, nota-se que as crianças, estão em um abrigo público da Prefeitura de Campo Grande-Mato Grosso do Sul, e a mãe das crianças se encontra Presa em uma penitenciária do Estado de São Paulo.

Com a posição acima, se torna mais fácil, as visitas das crianças a mãe, periodicamente, mas para isso a família responsável pelas crianças, é preciso que ofereça a elas condições morais, segurança, bem estar físico e mental, tais como: Educação, Cultura, Lazer e Afetividade, saúde e Comunicação.

Ideal, é que esses familiares, sejam casados ou de união Estável, para que lhes transmita o sentimento de união, porque já estão separados e os pais separados, e que seja os irmãos encaminhados para a mesma família.

Esta família, ou seja, os responsáveis pelas crianças, precisam ser maiores de dezoito anos, e que sejam pelo menos, dezesseis anos de diferença da idade do irmão mais velho.

Os responsáveis pelas crianças, tem que transmitir a eles: solidariedade, paciência e caridade, transmitindo amor fraternal, e procurar fazer visitas prévias aos pais na prisão, conforme a permissão da Lei.

Passo II

Relatório sobre o encaminhamento das crianças.

Relatório referente as crianças, sendo uma de três anos e outra de oito anos, cujos pais estão presos em regime fechado.

A mãe, se encontra presa na mesma cidade onde estão abrigadas, o pai está cumprindo pena em outro Estado.

Foi realizado o encaminhamento conforme prevê o estatuto da Criança e do Adolescente.

Durante o trabalho de análise, há possibilidade das crianças serem encaminhadas aos avós que residem no mesmo Estado, o que seria uma ótima opção para os mesmos, devido ao vínculo familiar, afetivo e também por terem a oportunidade de estarem mais próximos da mãe, porém, os mesmos se encontram com a saúde debilitada, podendo gerar complicações e deferimento de encaminhamento.

No caso de manter o irmão de três anos na cidade, onde a mãe está presa, e o outro com familiares no outro Estado, não seria uma opção adequada, por ser o único vínculo afetivo restante dos mesmos no momento.

Separá-los pode causar revolta, tristeza e até mesmo uma Depressão.

A possibilidade de serem mantidos juntos no abrigo do Estado, os mantem unidos, garantindo assim, segurança, Educação, lazer, Cultura e visitas periódicas aos pais, porém as crianças possuem familiares próximos, o que como prevê a Lei, é dever do Assistente Social, nesse caso, reintegrá-los a família.

Como Assistente Social, convoco o processo de reintegração dessa crianças a seus familiares, devido ao vínculo familiar existente, competindo a eles todos os direito da Criança e do Adolescente.

Passo III

A respeito do encaminhamento dado as crianças.

Referente as crianças, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, como Assistente Social, obedecendo ao código de ética do Assistente Social, relato sobre o encaminhamento dado a situação dos irmãos serem adotados pelos familiares.

Mediante ao trabalho social, refletindo que a melhor opção escolhida, é as crianças serem adotadas pelos seus familiares, devido ao vínculo afetivo e facilidade em se relacionarem com os pais, o que viabiliza de forma mais abrangente a união dos irmãos, devido a reintegração em sua família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com