TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  10/11/2015  •  Monografia  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

O ensino da arte na educação infantil

 O ensino da arte se faz necessário, porque com a Arte os alunos desenvolvem os seus aspectos cognitivos, emocionais, físicos e motores, na arte se trabalha com a emoção, sentimentos e imaginação.

É importante ressaltar que os professores, devem estimular atividades com seus alunos, não deixando para segundo plano, ‘’ quando, der eu passo algo’’. A arte envolve os aspectos reflexivos, sensíveis, expressivos e culturais, Mas lembrando de que o professor deve estar qualificado o bastante na disciplina de arte, para conseguir trabalhar algo interessante, com seus alunos.

Os professores devem elaborar atividades, não só dar um desenho mimeografado, e passar para pintar e pronto! Tudo bem que isso faz parte na arte, mais não é o suficiente, precisamos explorar com outras atividades, aquelas que eles sintam emoção e interesse, podendo ser pintura a dedo com guache, bem interessante, eles se sujam, mas, se divertem e se interagem; podendo também explorar com teatro, dança, musica, atividades com jornal, papel crepom, tudo isso contribui para estimular sua natureza, e a sua autoestima.

A arte precisa e deve estar presente no dia a dia das crianças, para sua experimentação, para o seu vivenciar, sentir e explorar, podendo assim ser feita, fora da sala de aula, no pátio, ou na visitação de museus, interessante também são as exposições na escola, deve ter um espaço para as artes feitas pelos alunos, seja de qual for a sua faixa etária, para a criança estimular e praticar a arte, é muito importante, seus pequenos traços e rabiscos, pinturas de todas as formas, colagens com papel, enfim tudo isso, deve ser exposto, onde o aluno consegue identificar, seu trabalho, e se sentir feliz e seguro, para continuar a sua experimentação.

 

Fonte de pesquisa:

 http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/42663/o-ensino-da-arte-na-educacao-infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com