TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  11/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

1.0-Explorando Novos Caminhos para o Ensino de Geometria e Medidas

O ensino de Geometria,tal como se apresenta na maioria dos livros didáticos,parece ainda seguir o modelo euclidiano. Começa de premissas e definições como ponto,reta e plano,a partir das quais estrutura-se o conhecimento geométrico. A geometria apresentada e estruturada apenas apenas como um conjuntode leis bem determinadas sempre me incomodou,pois assustae faz com que os alunos tenham a falsa idéia de que nunca se relacionaram com absolutamente nada a respeito do que estão aprendendo.

A princípio, o estudo de geometria começaria com sólidos, explorando por exemplo, objetos e embalagens. Assim percorreria um caminho inverso aquele que geralmente utilizado pela maioria dos livros didáticos.

Sendo assim, optei por uma atividade(tangram com dobradura)que,pelo seu teor exploratório,poderia verificar até que ponto os alunos dominavam os conceitos já visto.

A segunda atividade discutia e levantava problemas sobre medidas,dando inicio ao estudo de perímetro e abrindo caminhos para uma discussão sobre a história das medidas, que foi aprofundada através de dois vídeos sobre sistema métrico decimal,produzidos pela TV Escola,com Luís Marcio Imenes.

As atividades,no geral,procuraram explorar conceitualmente as figuras planas como quadrado,retângulo,triângulo e trapézio;os significados de diagonal,ângulo,altura,lado,vértice,medidas de comprimento e superfície.

Após o desenvolvimento destas atividades foi realizada uma avaliação escrita para verificaçãodo domínio dos conceitos e das dificuldades encontradas pelos alunos,além de um questionário para analisar o ponto de vista dos alunos sobre o tipo de trabalho desenvolvido.

1.1-Sabemos Geometria!?

Com o objetivo principal de explorar as idéias que os alunos já possuíam sobre formas geométricas e seus elementos-vértices,linhas,ângulos-e algumas definições;através da negociação de significados,propus a atividade Tangram com dobradura.

1.2-Fatos e Confusões

A certa altura da atividade,os alunos, em geral, já interpretavam as questões com mais naturalidade. Acredito que isto se deva a oportunidade de negociação de significados que tiveram na sala, tornando os termos mais acessíveis, o que elimina muitas dificuldades na compreensão das questões.

1.3-Explorando medidas: com om que eu posso medir

Coloque juntos o quadrado e o triângulo médio e descubra uma forma de verificar se um deles é maior que o outro ou não, tinha o propósito de abrir caminho para o estudo do tema medidas.

O objtivo desta atividade era mostrar para os alunos que a medida pode ser feita de várias maneiras, as quais dependem da escolha da unidade de medida e, também, da dimensão a ser medida(perímetro ou área).

1.4- O metro surgiu de um cabo de vassoura?

Durante a atividade anterior, quando os alunos utilizaram vários meios para medir suas carteiras, a sala de aula e também a quadra, foram levantadas questões sobre o motivo pelo qual hoje são utilizadas medidas-padrão. Neste momento, achei necessário explorar historicamente o surgimento das medidas e lembrei de vídeos existentes na escola.

Durante a aplicação do vídeo houve várias pausas que os próprios alunos solicitavam para anotar ou para pedir explicações.

Ao produzir os textos mostraram que a parte informativa foi bem absorvida, porém poucas interpretaram a idéia principal que o vídeo apresentava.

Através da escrita deu para perceber onde os alunos interpretaram mal e as coisas importantes que não foram captadas.

O tempo é o que prejudicou mais, pois faltou a importância de uma discussão coletiva sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com