TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

PEDAGOGIA

ACADÊMICAS:

Adriana de Andrade                                                                       RA: 439446

Letícia Vicentin Ângelo                                                                  RA: 434584

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 6ª SÉRIE

Prof. Ma. Ausdy Nazareth Castro dos Santos

Nova Andradina- MS

20/11/2015

INTRODUÇÃO

        

Educação lúdica, prática docente, didática, metodologias de ensino e letramento e alfabetização.

[pic 2]

Este trabalho tem por objetivo, ampliar o conhecimento na elaboração do projeto, dentro do conteúdo de Linguagem Oral e escrita, os quais venham contribuir para que o professor construa um ensino aprendizagem qualitativo, baseando se na ideia da utilização de metodologias de aprendizagem em que o aluno construa o seu próprio conhecimento, com também a utilização de materiais que contribuam para a formação de conceitos.

Partindo dessa concepção torna se possível oportunizar ao aluno a experiência do gosto pela por aprender, por meio de ideias ludicamente construtivas, como também por meio da manipulação de materiais, criando situações que favorecem o desenvolvimento do pensamento abstrato. Educação lúdica, prática docente, didática, metodologias de ensino e letramento e alfabetização.

PERFIL DA ESCOLA

Para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas em Competências Profissionais, ao desenvolver esta atividade, a escola foi visitada para conhecer as dependências e a turma em questão, a fim de planejar as ações para o projeto de ensino e aprendizagem. A Escola Municipal está localizada num bairro de classe média baixa que detectou, neste ano, crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de leitura. Diante deste contexto, foi estabelecida a necessidade de se criar um projeto de ensino e aprendizagem que se paute da utilização lúdica para mediar às práticas docentes em sala de aula.

A Escola Municipal foi inaugurada no dia 08 de março de 2004, é mantida pela Prefeitura Municipal de Nova Andradina – MS, administrado pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes da mesma.

A escola homenageou uma professora mais antiga do Colégio Presidente Vargas e poderia hoje se orgulhar de ter feito a base de muitos profissionais, políticos, professores e empresários de nossa Nova Andradina e Dourados. A escola atende o Ensino Fundamental I e II (período matutino – 6ª ao 9ª ano e vespertino – 1ª ao 5ª ano) e Educação de Jovens e Adultos (período noturno) somando aproximadamente 1.000 alunos atendidos nos três períodos.

Há na instituição: 1 diretora, 1 diretora adjunta, 4 professores coordenadores, 1 secretaria escolar, 3 auxiliares de secretaria, 3 merendeiras, 1 vigia, 9 auxiliares de serviço básico, 2 professoras na sala de tecnologia, 2 professoras readaptada que atendem a biblioteca,1 professora na sala multifuncional, 1 professora itinerante, 5 estagiarias auxiliares de sala e 46 professores.  

Na escola há 12 salas de aulas, 1 sala de reforço, 1 sala multifuncional, 1 sala de tecnologias, 1 sala de leitura (biblioteca), 1 sala de professores, 1 sala de direção, 1 sala de coordenação, 1 secretaria, 1 cozinha, 1 refeitório, 1 quadra coberta com arquibancada, 1 quadra de areia, 2 pátios cobertos, 4 banheiros masculino, 4 banheiros feminino, pátio abertos e gramados.

De acordo com a metragem oficial de 1,30m por aluno e 1m para professor, 27 alunos por sala. Mas há sala com mais alunos chegando até 33/34 alunos por sala.

PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

PÚBLICO-ALVO

3º ano do Ensino Fundamental.

PERFIL DA TURMA

23 alunos com 8 a 10 anos de idade, turma heterogênea, em sua maioria apresentam dificuldades de leitura.

TEMPO DE DURAÇÃO

4 aulas.

TEMA DA AULA

Aprendendo e Recriando a História.

JUSTIFICATIVA

Este projeto apresenta á estratégia se trabalhar a leitura inserida numa perspectiva lúdica. Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora. A todo instante a criança troca experiências com o fantasioso, interage com o que vive e com o que ainda virá em suas mudanças e crescimento, e a escola, a sala de aula com sua professora tem uma grande influência ao se formar esta nova fase de desenvolvimento.

        Trazer o lúdico para a sala de aula é uma estratégia muito importante para socialização, para que se observem os comportamentos e valores das crianças, e como afirma Rogers,

Para que aconteça a afirmação de valor próprio é preciso estima e consideração positiva em si mesmo. É assim, tarefa do professor desenvolver e estimular estes sentimentos na sala de aula, e ludicidade facilita esse processo de aprendizagem e adaptação (1983. p. 149-167).

        Para exercer essa importante tarefa o professor precisa ter o perfil adequado para a prática de mediar o conhecimento, promovendo a interação do aluno com o meio, servindo de base para a aprendizagem.

        Sabe-se que a leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler. O projeto “Aprendendo e recriando nas historia” foi elaborado, visando oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver diferentes habilidades e competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (344.6 Kb)   docx (160.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com