TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 E

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

 

Nome: Bruna Aparecida Silva.

RA: 9935110805

Projeto: “Terapia Assistida por Animais”

Tutora EAD Simone Anacleto Pariz .

São Gabriel do Oeste- MS / Kolping Anhanguera (pólo)

 2014

Introdução


No trabalho a seguir abordarei como tema, uma análise de terapia assistida por animais, para a melhoria de aprendizado e comportamentos de determinados alunos na Escola Estadual Hércules Maymone.

A terapia Assistida por animais  é um método de ensino com animais e alunos em sala de aula, promovendo a facilidade da aprendizagem com demais alunos e garantindo o desempenho de cada indivíduo pelos estudos e a educação nas salas de aulas. Neste trabalho abordarei os alunos que tem dificuldades de aprendizagem e comportamento , foram avaliados alunos de 5° ano na faixa etária de 9 a 11 anos. 

Mapeamento do perfil da turma :

Nome da escola (fictício): Escola Estadual Hércules Maymone

Número de alunos: 35 Meninos:18  Meninas: 17

Nome da escola (fictício):

Escola Estadual Hércules Maymone.

Ano ou série:

5ºANO 

Número de alunos: 35 alunos. Meninos:

Meninas:

35 alunos.

18 meninos.

17 meninas.

É uma turma grande com séries dificuldades no aprendizado e comportamental, apesar de ter outros alunos que possuem uma facilidade melhor de aprendizagem e que no caso desta turma, será necessário realizar diversos trabalhos sócios e educativos para a melhoria de compreensão e do comportamento de cada individuo.

Trabalhei com dois alunos que tem maiores problemas comportamentais em sala de aula :

Gustavo Oliveira  de 10 anos e Isabela Bittencourtt Lopes de 11 anos. 


Gustavo por ser um menino, apresenta bastante desempenho na área de física, mas dentro da sala de aula muda totalmente o seu comportamento, fica agressivo com seus colegas e também com seu professor, não conclui com êxito suas atividades.

 

Já a Isabela é uma menina muito ativa na qual prejudica os colegas e o educador dentro da sala de aula, pois conversa muito e tira atenção de todos os alunos .

O educador tenta conversar, mas ela o desrespeita em frente de seus colegas e o mesmo lhe encaminhar para a direção por causa de sua falta de interesse e pelo tumulto que ela causa dentro da sala de aula pela falta de comportamento.

Na parte de dificuldade em aprendizado trabalhei com Alex Rocha de 11 anos.

O aluno apresenta dificuldade na concentração e no aprendizado, pois vive em um mundo imaginário, dificultando assim sua produção. Alex tem dificuldade em interagir  na frente dos colegas e tirar suas dúvidas dentro da sala na qual  por ser um menino tímido,  acaba dificultando a sua aprendizagem e o desenvolvimento de tais matérias com seu educador.

“ Os benefícios da Terapia Assistida por animais dentro das salas de Aulas’’

A terapia assistida por animais facilitou a aprendizagem dentro da sala de aula, fazendo com que cada aluno tenha um desempenho melhor e sem medo de procurar conhecimento e tirar suas dúvidas.

Procurei trabalhar na interação desses alunos,  com cachorro, um animal que tem facilidade de se lidar e se relacionar .

Os animais podem ser incorporados dentro de sala de aula para que promovam a melhoria de estados físicos em diferentes áreas fazendo que cada aluno aumente as interações individuais e também de seus colegas.  Pois, este projeto estimula a participação e o contato com o animal, fazendo com que cada indivíduo mostre mais carinho e apego, criando um laço de amor e respeito pelo próximo e também um desejo em estudar e aprender junto com seus colegas e professores.

Além de ajudar os indivíduos a interagir dentro e fora da sala de aula para um desempenho melhor em sua aprendizagem, faz com que desperte a responsabilidade que cada aluno deve ter com devido animal.  Pois, o mesmo necessita de cuidados, alimentação e banho,  proporcionando que cada aluno perceba a importância de como aprender atender as necessidades do próximos e também daquele animal .

Portanto, diante deste projeto foram aplicadas atividades complementares para avaliação dos alunos, onde incluímos os animais e promovemos uma ação entre amigos com projeto de doação de cão, incluindo pais, filhos e professores.

Tivemos um ótimo desempenho de cada aluno na qual nos apresentou um interesse em trabalhar junto de seus colegas para os cuidados dos animais.

E, além disso, os alunos que havia dificuldade dentro da sala de aula com a terapia assistida por animais  facilitou a aprendizagem, fazendo com que cada aluno tenha um desempenho melhor e sem medo de procurar conhecimento e tirar suas dúvidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Eliana Rezende Adami, Acadêmica do Curso de Mestrado em Bioética, PUCPR - Terapia Assistida por animais (TAA): Uma prática multidisciplinar de humanização para o benefício da saúde humana. Acesso em 04/04/2014.

  • “Dr. Escargô”
    • Projeto desenvolvido pela Dr. Fátima Martins (USP)
    Que apresenta a pesquisa de “Terapia Assistida por“Animais” em escolas de Pirassununga/SP. Acesso em 18/10/2013 .
  • Vieira, F. T.et al Benefícios da relação homem e animal no projeto Bicho Solidário. Trabalho   apresentado na VI Jornada Científica UVV, Vila Velha, 2008.
  • Artigo por Juliana Ferreira de Almeida - TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS: BENEFÍCIOS E RESPONSABILIDADES .Acesso 24 /05/2014.
  • Câmara dos Deputados. Projeto de Lei N° 4.455 de 2012. Dispõe sobre o uso da Terapia Assistida por Animais (TAA) nos hospitais públicos, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS. 2012a. Disponível em: . 2012a. Acesso em: 03/01/2014.
  • GARCIA, M.P.; BOTOMÉ, S.P. Da domesticação à terapia: o uso de animais para fins terapêuticos. Interação em Psicologia, v.12, n.1, p.165-167, 2008.
  • MARTINS, M.F. Zooterapia ou Terapia Assistida por Animais (TAA). Revista Nosso Clínico, v.40, p.24-26, 2004.

Curso: TAA - Terapia Assistida por Animais.

Disponível em: http://www.inataa.org.br/?page_id=3147

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (170.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com