TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  22/1/2016  •  Seminário  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Quais os desafios colocados para o efetivo cumprimento do PNE aprovado em 2014

Os principais desafios para o efetivo cumprimento do PNE (Plano Nacional de Educação) aprovado em 2014, são os repasses dos recurso públicos que auxiliaram na qualidade da educação, qualidade na estrutura das escolas e na valorização do magistério.

Essas são questões muito discutidas pelos governos sejam municipais, estaduais e federais, pois o índice estabelecido na meta 20 do nova proposta do PNE requer 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do pais. E os governantes municipais e estaduais acham esse valor muito elevado o que dificulta e retarda a melhoria da educação do pais.

Segundo dados do Inep/MEC de 2000 à 2007 ocorreram um aumento significativo no percentual do investimento total em educação que foram de 4,7% em 2000 para 5,1% em 2007, porém esse aumento poderia ser maior. Que em 2014 a estimativa de investimentos da União para a educação de forma geral seria de no mínimo 7% do PIB e no máximo de 10% para que obtemos uma maior valorização dos professores o que é estipulado nas metas 17 e 18 do PNE.

Com a valorização dos professores através do pagamento de salários compatíveis a sua categoria e incentivos para uma especialização para os docentes seria um passo importante para uma educação de qualidade. E sobre tudo essa especialização poderia ser financiada com maior totalidade pelos governos, assim podemos observar nas metas 15 e 16 que nos diz que os professores de educação básica possuam formação específica de nível superior, tudo isso garantido com a colaboração dos governos federais, estaduais e municipais. Além de assegurar especialização em sua área de atuação em pós-graduações lato e stricto sensu.

Fica como metas a serem cumpridas a colocação de crianças e adolescentes dos quatro aos dezessete anos em escolas de educação básica gratuita, para que isso ocorra é necessário que haja escolas que comportem estruturalmente o ingresso dessas crianças e dos adolescentes. Sendo as crianças de quatro anos responsabilidade dos municípios e em alguns casos dos governos estaduais e os adolescentes de até dezessete a responsabilidade de sua permanência no ambiente escolar é do governo estadual e da União.

Esses desafios podem parecer difíceis de serem alcançados, mas aos poucos os governos estaduais, federais e municipais cumprirão suas metas principalmente para adquirimos uma melhor qualificação no ranque internacional para conquistarmos maiores investimentos de países estrangeiros.

Referencias Bibliográficas

  • PLT-Libânio,José Carlos-Educação escolar: Politica , Estrutura e Organização /Jose Carlos Libânio ,João Ferreira de Oliveira ,Mirza Seabra Toschi-10.ed.rev.e ampl.-São Paulo:Cortez,2012-(Coleção docência em formação:saberes pedagógicos/coordenação Selma Garrido Pimenta).
  • www.educacaointegral.org.br.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com