TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia empresarial na pedagogia

Por:   •  22/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara D’Oeste

Curso – Pedagogia

3º semestre

As Novas Tecnologias na Educação

Bianca Carolina F da Silva R.A: 8068831779

Beatriz Stefani Dias Pires R.A: 8465199953

Fernanda Porto R.A: 8466205901

Maria Luiza Rubio R.A: 8432153145

Mayara Cristina Agrícola R.A: 8246981584

Taciana Martins R.A: 8432975840

Profª Marili Bassini

Santa Bárbara D’Oeste, 06 de Abril de 2015

Introdução

As tecnologias como computador e internet são meios de comunicação, informação e expressão, e os educadores devem considerá-los como mecanismos para esses três meios, inclusive como uma forma de interação entre eles e os alunos.

O uso das tecnologias é iminente, e estão transformando as relações humanas em todas as suas dimensões: econômicas, sociais e no âmbito educacional não têm sido diferente.

“A Tecnologia Educacional é a forma sistemática de planejar, implementar e avaliar o processo total da aprendizagem e da instrução em termos de objetivos específicos, baseados nas pesquisas de aprendizagem humana e comunicação, empregando recursos humanos e materiais, de maneira a tornar a instrução mais efetiva.” (Luckesi, 1986, p. 56) (Livro: Alfabetização Tecnológica do Professor, autora Marisa Narcizo Sampaio, 4ºedição, p. 22)

A informação se disponibiliza através de tecnologias cada vez mais inovadoras, o que demanda novas formas de se pensar, agir, conviver e principalmente aprender com e através dessas tecnologias.

No sistema do ensino, a tecnologia assume um papel importante em termos de apoio pedagógico, onde se faz necessário uma análise dessa nova ferramenta de ensino. A tecnologia educacional só funciona se for cuidadosamente planejada e controlada, para se evitar desperdícios de tempo e recursos financeiros. Trazer as tecnologias (sejam novas ou não) para a sala de aula requer: a responsabilidade de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo natural e cultural em que vivem.

“O desafio tecnológico recoloca em discussão alguns dos equilíbrios fundamentais do homem: o trabalho, o emprego, as profissões, os conhecimentos, os locais e as formas de construção de experiência sociais e a identidade das pessoas, dos grupos e das classes sociais.” (Grupo de Pesquisa em Tecnologia Educacional da Faculdade de Educação da UFRJ, 1995) (Livro Alfabetização Tecnologia do Professor, autora Marisa Narcizo Sampaio, 4º edição, p. 41)

A alfabetização não acontece apenas na escola ou em ambiente restritos, advindas novas tecnologias utilizáveis na escolarização das pessoas, as crianças conseguem aprender em casa ou em outros lugares onde haja acesso virtual, em geral mais efetivamente. A criança que é nativa, ao deparar-se com o computador lida com ele sem saber ler, não precisando de instruções de outras pessoas.

No computador não existe material apenas para “ler”; existe também para ver, escutar, manipular e mexer. O desejo de ler aparece aos poucos, quando a criança descobre que na internet é possível se comunicar, estabelecendo com colegas um mundo de relacionamentos fascinantes. Aprende a ler de maneira situada, porque experimenta no mundo virtual situações de sua vida concreta.

Este é um meio de aprender a ler e escrever, fora do ambiente escolar, motivando a criança a se interessar mais aos estudos, sejam eles com o uso das novas tecnologias ou sem elas.

Em meio à complexidade do aprender faz-se necessário de novas metodologias de ensino, e o advento da internet traz possibilidades que gera maneiras diferentes de se ensinar, nesse sentido é necessário reavaliar a conduta dos profissionais da educação diante de tantas ferramentas tecnológicas que estão sendo inseridas no ambiente educacional.

“Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação.(...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo homem até então.” (Renato, Eduardo José. Informática e educação, 1997).

A tecnologia na escola deve promover não apenas a inserção do individuo na sociedade da informação, ou seja, o acesso as TICs[1], mas, conhecer a utilidade da tecnologia para a busca e a seleção de informações que contribua á cada indivíduo a capacidade de solucionar problemas do cotidiano, ter compreensão do mundo e tornar uma pessoa ativa em sua esfera de vivência.

Nesse cenário aonde a tecnologia vem tomando o seu espaço, faz-se necessário que o professor seja constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica.

É primordial a capacitação dos professores para a implantação dessas novas tecnologias, pois é comum o professor desenvolver em sala de aula uma prática tradicional, e em outro momento utilizar os recursos tecnológicos, como uma ferramenta de apoio na aula. São atitudes que revelam a integração das mídias na pratica pedagógica. Não há aprendizagem significativa se não houver organização e seriedade na implantação das novas tecnologias na educação.

As vantagens de se utilizar as tecnologias como ferramenta pedagógica é estimular os alunos, dinamizar o conteúdo, e desenvolver a autonomia e a criatividade. As desvantagens talvez apareçam, quando não houver organização e capacitação dos profissionais envolvidos, assim formando estudantes desestimulados, sem senso crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com