TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Bibliografica

Por:   •  12/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

PESQUISA BIBLIOGRAFICA

MÉTODOS DE PESQUISA-Professora Monique

Universidade Paulista

Resumo

Palavra-chave: Pesquisa Bibliografica.

Abstract

Word-key:

Introdução:

A pesquisa bibliográfica é um passo importantíssimo no processo de pesquisa. Faz-se necessário um levantamento bibliográfico na investigação e escolha do objeto à ser pesquisado.

Através da abordagem e do levantamento bibliográfico, ocorre o direcionamento e o parâmetro que determinará o tipo de método apropriado na pesquisa.

O levantamento bibliográfico é o primeiro passo à ser dado e possuem critérios à serem seguidos. Um trabalho de pesquisa bibliográfica deve conter explanações e  seguir um fluxo que facilite a compreensão do leitor, tendo uma linguagem acessível porém seguindo os critérios estabelecidos de uma pesquisa bibliográfica.

 

Conceito:

A fase inicial num projeto de pesquisa bibliográfica é fazer a investigação para saber se alguém já publicou as respostas às questões propostas como objeto de pesquisa, se existem outras pesquisas com o mesmo padrão, objetivos e saber se usaram métodos iguais ao método escolhido pelo pesquisador.

Pode-se ainda usar um modelo de pesquisa bibliográfica, diferenciando algumas linhas de pesquisa. Deve-se buscar uma problemática à partir de um referencial já existente, analisando cada uma delas, discutindo os resultados já alcançados por essas pesquisas, fornecendo uma bagagem teórica para uma nova pesquisa à ser realisada.

Consultando fontes já existentes como auxílio documentário, analisando as fontes e levantando informações, o pesquisador deve fazer o fichamento das leituras   produzindo arquivos específicos para auxílio no processo de pesquisa.

O pesquisador bibliográfico deve ser um bom leitor, sabendo o que ler dando importância a qualidade dos documentos coletado ,  deve ter um bom vocabulário e ainda boa capacidade na fixação do textos lidos. Ele deve ainda ter conhecimento   em documentação e bibliografia.Deve fazer comparações com o que já foi registrado sobre o assunto o qual está fazendo a pesquisa bilbliografica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com