TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e Pratica Pedagógica

Por:   •  25/9/2018  •  Dissertação  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS SOARES DE OLIVEIRA

CURSO DE PEDAGOGIA – 2º PERIODO NOTURNO

Professor: Sidnei (Sidão)

Aluno: Marcio Araújo

Relatório de vídeos

1 – O servo e o operário:

2 – Do feudalismo ao capitalismo:

Vídeos curtos de aproximadamente 6 minutos, retratam a transição da história, do antigo regime feudal para o regime capitalista, do servo ao operário.

As obras apontam para as seguintes características desse momento na história: No antigo sistema feudal, os trabalhadores ou servos, não tinham a liberdade de escolha, não poderiam sair de um feudo para outro como os trabalhadores ou operários de hoje, naquele regime havia uma “permuta” com o senhor feudal, enquanto este como dono de muitas terras e riquezas não poderia cultivar seu solo, aquele por sua vez, fazia esse trabalho em troca de uma porcentagem da produção e de segurança e abrigo por parte do feudo.

Com o passar do tempo e o crescimento demográfico, o feudo começou a ter dificuldade de abrigar todo mundo, já não havia mais terras a serem dominadas. Tem início então a migração dessa população para as cidades, tornando pequenas vilas em grandes metrópoles. Esse período é marcado também pela revolta dos camponeses, que perderam suas terras e consequentemente, seu meio de sustento. Foi um processo lento e gradativo que deu origem as grandes embarcações chamadas caravelas. Através das quais europeus saíram mar ou mares, afora buscando novas terras, até que chegou aos dias de hoje, o sistema capitalista que vivemos hoje deu-se inicio em meados dos séculos 15 e 16, ganhando ainda mais força com a revolução industrial.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com