TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e Pratica em Educação _ Relatório

Por:   •  30/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS AUTISTAS.

RIO DE JANEIRO

2018

NOME DO ALUNO (A): NATHÁLIA DE AZEVEDO GASPAR FREITAS

DISCIPLINA E TURMA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO                 (CEL1341/2886665) 9001

NOME DO PROFESSOR/A-ORIENTADOR/A:

ALINE MARIA FERREIRA DE SOUZA DOS REIS

1 – INTRODUÇÃO

O papel do professor na inclusão escolar de uma criança portadora do espectro autista, tem como objetivo inseri-la e integrá-la ao ambiente e aos demais alunos, em uma escola regular, de forma que possibilite a aquisição de novas habilidades, uma vez que um dos principais marcadores deste transtorno é a dificuldade na interação social.

  1. – APRESENTAÇÃO DO TEMA

A inclusão escolar de crianças com necessidades especiais, principalmente no que diz respeito ao espectro autista, no ensino regular tem sido bastante estudada e comentada, baseando-se no pressuposto teóricos de diversas formas de implementação das orientações e normas estabelecidas. Porém o que se observa na prática é bem distante do que é previsto em lei, visto que, a maioria dos professores não recebem orientação e capacitação para trabalhar com esse tipo de necessidade.

Em algumas escolas observamos que os alunos são incluídos no ensino regular apenas para atender exigências, sem a capacitação dos profissionais, que não possuem autonomia e não estão preparados para oferecer um ensino de qualidade.

Diferentes aspectos estão envolvidos para que a prática pedagógica seja inclusiva, tais como o conhecimento do meio ambiente que está inserido esse aluno, a realidade econômica e a faixa etária são itens que contribuem para que a inclusão seja realizada com sucesso.  Não basta que a escola seja pautada apenas nos critérios educacionais, existe uma necessidade que essas condições se adaptem a bagagem, maturidade e vivência do aluno.

O foco no aluno, passa não somente em suas necessidades, mas também naquelas dos profissionais envolvidos, como formação, qualificação, estrutura, além da participação da família no ambiente escolar contribuindo com o acompanhamento médico e vivências afetivas.

Contrariando o que se espera para uma educação inclusiva de crianças do espectro autista, podemos perceber que apesar de existirem meios legais para o atendimento de alunos com necessidades especiais, as condições para suprir essa carência nem sempre tem suporte nas escolas, tanto no que diz respeito à recursos materiais e estrutura física quanto a profissionais qualificados que atendam as prioridades de cada aluno.

De fato, o que podemos perceber é que existe uma necessidade de reestruturação escolar. Porém a proposta básica de inclusão escolar de crianças com autismo gira em torno de tentar minimizar os efeitos do isolamento social.

Desta forma a preparação de profissionais educadores para o trabalho com alunos portadores de autismo é de enorme importância, pois o mesmo é um dos responsáveis não somente por repassar conteúdos, mas também valores e normas sociais que possam inserir a criança em sua comunidade.

De que forma podemos qualificar e preparar os professores para uma educação inclusiva ?

1.2 - QUESTÕES NORTEADORAS

-Quais os benefícios podemos apontar em termos profissionais da educação com uma qualificação direcionada para receber e trabalhar conteúdo para alunos com transtorno do espectro autista?

-Como auxiliar na inclusão de alunos autistas no que diz respeito a socialização com demais componentes da organização escolar?

-Qual seria a forma correta de trabalho com os alunos que requerem uma atenção especial quanto ao seu desenvolvimento cognitivo?

  1. – OBJETIVOS
  1. – OBJETIVOS GERAIS

Analisar sobre as formas de inclusão no ambiente escolar de crianças portadoras do transtorno do espectro autista e refletir sobre a qualificação e preparação dos educadores para esse tipo de trabalho.

  1. -OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar as dificuldades no processo ensino-aprendizagem do aluno e trabalhar para a sua socialização e construção do conhecimento de acordo com o seu desenvolvimento e nível de maturidade.

- Apresentar atividades que sejam interessantes e pertinentes a toda a classe e toda a comunidade escolar.

- Apontar suas dificuldades e trabalhar em cima disso de forma lúdica e criativa.

  1. – JUSTIFICATIVA

O professor é a peça principal para fazer com que a inclusão, de fato, aconteça. Desta forma, é necessário que ele se sinta qualificado e seguro para atuar com competência junto aos alunos. Portanto é preciso assegurar uma formação continuada para os educadores, cursos de capacitação para que o mesmo esteja habilitado para lidar com qualquer dificuldade dos alunos no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com