TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget desenvolvimento huma

Por:   •  26/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

Anelise Rehfeld, RU 1169366, Turma 2015/02

Leticia dos Santos Vargas, RU 1165057, Turma 2015/02

Deisi Almeida de Moura, RU 766355, Turma 2015/02

Jandira

PORTIFÓLIO

GAVATAI

2015

Roteiro de estudo para o texto:

“ O DESNVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET”.

  1. Qual o objetivo principal do texto?

O objetivo do texto é mostrar as considerações que giram as concepções do método psicogenético de Piaget, que se destaca pelo caráter inovador, representado pela linha integracionista que tenta integrar as posições dicotômicas de duas tendências teóricas, o materialismo mecanicista e o idealismo, ambas marcadas pelo antagonismo inconciliável de seus postulados que separam de forma, estanque o físico e o psíquico.

  1. Apresente o conceito de sujeito para Piaget.

Há dois conceitos que precisão ser observados na visão de Piaget, a objetiva que entende que o conhecimento do sujeito surge da experiência, já a subjetiva, em contraste, o conhecimento do sujeito é anterior a experiência. Para Piaget sujeito são indivíduos capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.

  1.  Qual a diferença entre a organização e adaptação conforme Piaget?

Piaget postula que, ao nascer, o indivíduo receba como herança uma série de estruturas biológicas que permanecem ao longo da vida. São essas estruturas que irão predispor o surgimento de certas estruturas mentais.

Do ponto de vista biológico, organização é indispensável a adaptação. Elas são dois processos complementares de um único mecanismo, adaptação é a essência do funcionamento intelectual, organização constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas, então a adaptação acontece através da organização.

  1. Explique o processo de assimilação:

A assimilação consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência, o indivíduo está em constante atividade de interpretação da realidade e adaptar-se a ela. Como processo de assimilação representa sempre uma tentativa de integração de aspectos experienciais aos esquemas previamente estruturados, ao entrar em contato com o objeto do conhecimento o indivíduo busca retirar dele as informações que lhe interessam deixando outras que não lhes são tão importantes, visando sempre a restabelecer a equilibração do organismo.

  1. Mostre a diferença entre auto-regulação e auto-organização

A auto-organização é um comportamento que não é facilmente previsível ou seja, visa levar o indivíduo a construção de uma forma de adaptação a realidade; E  a auto-regulação é ativa pela interação do organismo como meio ambiente físico e social, acham-se presente durante toda a vida do indivíduo.

  1. Apresente as características da auto-organização da inteligência.

Existem quatro características da auto-organização da inteligência, são elas: a espontaneidade, respostas construtivas ás perturbações, presença de causalidade circular e a não-linearidade.

a) Espontaneidade: Expressa a existência de uma espontaneidade dos sistemas naturais, artificiais ou humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com