TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilares da educação

Por:   •  28/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje, sabe-se que a transferência de conhecimento não é automática, adquiri-se por meio do exercício e de uma pratica reflexiva, em situações que possibilitam mobilizar saberes, transpô-los, combiná-los, inventar uma estratégia original a partir de recursos que não a contem e não ditam.

Como podemos pensar sobre o futuro da educação para o próximo século? Cabe a educação dar informações e formulas para que o individuo possa viver socialmente. O currículo da cidadania democrática e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida humana, a atividade produtiva e a experiência subjetiva.

A educação gira em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada individuo os pilares do conhecimento; aprender a conhecer; aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. Percebemos que estes quatro pilares tornam-se apenas um devido ser uma dependente da outra, necessitando sempre de trocas de informações entre elas.

Aprender a conhecer: É o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. Essa aprendizagem se refere à aquisição dos "instrumentos do conhecimento", desenvolvendo nos alunos o raciocínio lógico, a capacidade de compreensão, o pensamento dedutivo e intuitivo e a memória. O importante é não apenas despertar nos estudantes esses instrumentos, como motivá-los a desenvolver sua vontade de aprender e querer saber mais e melhor.

Aprender a fazer:O individuo aprende e põe em pratica os seu conhecimentos. Saber fazer ou dominar competências não se separa de aprender a conhecer, mas confere ao aluno uma formação técnico-profissional em que aplicará na prática seus conhecimentos teóricos. É essencial que cada indivíduo saiba se comunicar através de diferentes linguagens, assim como interpretar e selecionar, na torrente de informações que recebe, quais são essenciais e quais podem ajudar a refazer opiniões e serem aplicadas na maneira de se viver e de redescobrir o tempo e o mundo.

Aprender a viver junto: Esse domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se apresentam no desafio de viver.

Aprender a ser: Esta aprendizagem depende das outras três, e dessa forma a educação deve propor como uma de suas finalidades essenciais o desenvolvimento do indivíduo, espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade

A função do professor é proporcionar no espaço educativo o pensar critico de seus alunos, onde o respeito á fala permite a troca de saberes entre aluno/aluno, aluno/professor e professor/turma.

Conclusão:

Devemos lutar e por em pratica todos os estudos e projetos para a modernização da educação. Nós como educadores devemos mudar o quadro da atual educação que parece está sem futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com