TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Por:   •  21/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

1 Sumário :

  1. Sumário ......................................................................................................3
  2. Introdução....................................................................................................4
  3. Desenvolvimento.........................................................................................5
  4. Conclusão....................................................................................................9
  5. Referências ................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO :

A pessoa com deficiência representa ao longo da historia humana  um grande desfio para o mundo ,desde as civilizações mais antigas até o mundo contemporâneo as pessoas com deficiência já passaram pelas mais diversas formas de tratamento. Já foram mortos (Idade Antiga),Tratados como castigados por Deus (Idade Média), segregados em hospitais que eram verdadeiros circos de horrores , posteriormente com uma maior atenção começaram a ser tratados de forma mais digna , mais isso só veio realmente a mudar depois da Declaração dos Direitos Humanos em  1978 e outras mudanças mais profundas só ocorreram décadas depois .Com o  movimento de inserção de alunos público alvo da educação especial (PAEE), Com a Declaração de Salamanca (1994) o direito à escolarização desses alunos passa a ser mais bem observado ,e desde então tem ocorrido grandes mudanças até a chegada do patamar encontrado nos dias de hoje .

 No Brasil o grande marco foi a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) que assegura a inclusão de alunos PAEE: com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, no ensino regular.

 Lazer, Aprendizagem, Inclusão e Acessibilidade de crianças com deficiência deveriam ser uma prioridade desde a elaboração da Lei nº13.146/2015 – 65p – Estatuto da Pessoa com Deficiência ,  mas em muitos aspectos a implantação deixa a desejar.

Muitos projetos desenvolvidos por grupos de mães, associações e ONGs tem tentado suprir essa lacuna deixada pelos governos para tentar sanar as necessidades de seus filhos , parentes amigos ou simplesmente como voluntários tentando fazer um mundo melhor vejamos a seguir.


  1. DESENVOLVIMENTO :

Vejamos como varias dessas ações ocorrem e como se apóiam nas garantia legais para tal desenvolvimento;

Desde que passam a ter um membro com deficiência , experimentam simultaneamente todas as dificuldades de fazer valer seus direitos. Direitos estes que vão muito alem da garantia de tratamento clinico adequado a cada deficiência.

              Entre as diversas terapias e tratamentos de acordo com cada necessidade surge também outras demandas como Educação , Cultura , Diversão ,Lazer são algumas delas dentre outras tantas

No âmbito da Educação desde 1948  com a Declaração Universal dos Direitos Humanos ficou estabelecido no Art 1º “ Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.São dotados de razão, consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”;* Estabelece que todos tem direito a educação; * Igualdade de direitos e dignidade para todos .

              E posteriormente com  a declaração de Salamanca (1994) passa – se a reformular a política educacional e os sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.

              No Brasil desde a criação do Estatuto da pessoa com Deficiência (2015) passou –se  a dar mais atenção a estas necessidades. Foram feitas adaptações em escolas para suprir as necessidades de acesso a espaços e pavimentos, implantação de pisos táteis, criação de salas para AEE PA Ra reforço e manutenção do aprendizado no contraturno como prevê o estatuto e outras reformas.

              Muita coisa mudou desde a implantação desta nova visão e a palavra “inclusão” ganhou um sentido mais amplo.

              Hoje ainda falta muita coisa a ser feita e a preocupação de pais , mães, amigos , professores e gestores e de toda a sociedade , é poder garantir um mundo que possa atender as necessidades reais de todos.

              Outra frente visando a maior interação de pessoas com deficiência e a sociedade são os desenvolvedores da chamada tecnologia assistiva ou seja tudo o que dá assistência ao deficiente, que vai desde a adaptação de uma caneta para melhor tender o deficiente ate mesmo tecnologia de ponta pra facilitar a inclusão.

             Tecnoligia assistiva (TA) é uma expressão que se refere a um conceito em pleno processo de construção e sistematização Recursos de tecnologia assistiva estão muito próximos do nosso dia a dia. Ora eles nos causam impacto devido a tecnologia que nos apresentam , ora passam despercebidos .Manzini (2005 , p82).

             Uma simples bengala é um recurso de tecnologia assistiva que faz parte de nossa rotina assim como , suporte para visualização de textos , engrossador de lápis para facilitar o manuseio por um deficiente ou ainda a adaptação de uma carteira para facilitar a acomodação de um deficiente e sua cadeira de rodas  e outros tantos recursos.

             Muitas vezes são os próprios professores que fazem essas adaptações em sala para facilitar o recurso para os alunos.

             E é usando os recursos da tecnologia assistiva que vemos vários profissionais se empenhando em criar cada dia mais soluções para ajudar nossas crianças a alcançar o pleno desenvolvimento .

             Técnoligia assistiva é uma área do conhecimento , de característica interdissiplinar que engloba produtos, recursos, metodologias estratégicas , praticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade racional a atividade e a participação de pessoas com deficiência , incapacidade ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência , qualidade de vida e inclusão social.(Brasil,2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com