TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial e Escola Inclusiva

Por:   •  25/4/2020  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Formação Pedagógica para Portadores do Ensino Superior    Turma: 2020/1 Semestre: 1º

Disciplina: Educação Especial e Escola Inclusiva

Professora: Georgia Borges

Polo:__________

Acadêmico:________________________________ RGM: ____________

ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA - 01

Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, não copie textos da internet.


1- Leia o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fala sobre a escolarização de pessoas com deficiências, e descreva as diferenças e semelhanças entre Educação Especial e Educação Inclusiva. (2.0)

A educação especial é aquela feita em escolas especiais, ou seja, escolas que trabalham especificamente com crianças com alguma deficiência, como exemplo as APAES. Nesses espaços as crianças convivem em sua maior parte com crianças que possuem alguma deficiência. Pode acontecer também dentro de uma escola regular, o atendimento especializado voltado para as necessidades individuais de cada aluno, o trabalho é realizado nas salas de AEE (atendimento educacional especializado.

Já a educação inclusiva, é quando o processo de ensino-aprendizagem tem suas atividades desenvolvidas no contexto escolar se dão de forma conjunta, tanto das PCDs como das outras crianças. Este é um processo cujo objetivo não é apenas para escolarizar a criança com alguma deficiência junto com outras crianças, mais sim de promover a inclusão dessa criança na sociedade como um todo.

A educação especial tem sido aos poucos colocada de lado, dando ênfase a educação inclusiva, que permite que a criança se sinta inserida na sociedade independente de suas limitações.

 

DIFERENÇAS

 SEMELHANÇAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Atua de forma articulada no ensino comum e no atendimento educacionais. Aos alunos direciona suas ações ao atendimento no processo educacional e a atuação ampla na escola, em busca de promover o desenvolvimento e habilidades com as diferencias intelectuais, auditiva, e em diferentes níveis do sistema de ensino, garantindo o ajuste de seu conteúdo, dependendo das necessidades dos alunos

Ambas têm o direito de igualar nas condições de acesso e permanência, na instituição escolar.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Busca atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos em salas de aulas comuns, no sistema regular de ensino. Promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem com a pratica pedagógica coletiva, peculiar, dinâmica e flexível.

As duas tem grande apoio sobre a integração das crianças, tanto no sistema especializado quanto no ensino regular, aonde em hipótese nenhuma podem suprir os direitos em escolas regulares. Pois o principal objetivo é globalizar a educação plena e livre de racismo, preconceito e discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com