TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Educacionais e a Educação no BRASIL

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo de Políticas Educacionais

Na história da educação no Brasil, desde a colônia até a república, houve muita resistência sobre a ideia de criar universidades em território tupiniquim. Tudo começa no Brasil colônia, na nossa triste colonização sem planejamento, a coroa portuguesa junto de brasileiros que eram da elite não concordavam nas criações dessas instituições no país, pois achavam que as elites deveriam mesmo era ir estudar em Coimbra e que assim os laços da colonização continuariam fortalecidos.

Contudo, com o advento da vinda da família real e de toda sua corja em 1808 na Bahia, as relações de poder na ex-colônia mudaram e a necessidade da criação de instituições de ensino se mostrou de extrema necessidade para o desenvolvimento dessa nova sociedade civil.

A república tem seu período de vida de 1889-1930 neste período temos a primeira republica ou a república oligárquica. Neste período é construída a Universidade mais antiga do Brasil, que foi oficialmente fundada em 19 de dezembro de 1912 e iniciou suas atividades de ensino na segunda quinzena de março de 1913. Na sua fundação, ela oferecia os cursos de engenharia, medicina e direito. O tripé tido como fundamental para a construção de uma nação, o que novamente demonstra o desprezo a formação de professores e de uma sociedade crítica como um todo.

A educação como vemos hoje, é em parte resultado da criação das Escolas Normais, algo que só houve após a Revolução Francesa. Já no Brasil houve a Lei das Escolas de Primeiras Letras de 15 de Outubro de 1827 - exigência de preparo didático dos professores.

Atualmente, é possível se nortear na formação de professores da educação básica, pelo artigo 62 da LDBEN, que dedica os dois Artigos seguintes aos tipos e modalidades dos cursos de formação inicial de professores e sua localização institucional:

Art. 62.  A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores  de  educação,  admitida,  como  formação  mínima para  o  exercício  do  magistério  na  educação  infantil  e  nas  quatro primeiras  séries  do  ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

Art. 63. Os institutos superiores de educação manterão:

I – cursos formadores de profissionais para a educação básica, inclusive o curso normal superior, destinado à formação de docentes para a educação infantil e para as primeiras séries do ensino fundamental.

        Já em relação à organização dos cursos de graduação; pós-graduação; cursos sequenciais e extensão se hão expressado no artigo 43 e 57 da LDB/ 96.

Finalidade: formar profissionais nas diferentes áreas do saber; estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; divulgar à população a criação cultural e a pesquisa científica e tecnológica.

        Os cursos sequenciais são divididos por campo de saber, possuem diferentes níveis de abrangência, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, conforme redação dada pela Lei nº 11.632, de 2007. Seu objetivo é fornecer uma formação técnica e profissional em curto prazo.

        Os cursos de graduação abrangem grandes áreas de conhecimento. São voltados para concluintes do ensino médio, levam em média de 4 a 6 anos, já seu método de ingresso é através de processo seletivo. Por fim, ela é  separada por graus: Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo.

        As pós-graduações compreendem programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros. São abertos a candidatos diplomados na graduação. E, são divididos em Stricto sensu e Lato sensu.

STRICTO SENSU - compreende programas de mestrado e doutorado acadêmico ou profissional, conferindo diploma aos concluintes.

LATO SENSU OU ESPECIALIZAÇÃO - programas abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, observada a carga horária mínima e requisitos fixados pela instituição, conferindo certificados aos concluintes.

Por fim, outra modalidade de educação são os cursos de extensão que são abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino. Elas são atividades técnicas com objetivo de atender demandas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com