TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Direito a Educação

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA 2º SEMESTRE

POLO ITUMBIARA 2018

Direito a educação

Erica Natalia Toscano Monteiro

Jéssica Alves Ferreira

Josiane Alves Ferreira

Laura Fernanda Silva

Miriele Silva Borges

Thaís Vilela Rodrigues Alves

                         

Sumário

1. INTRODUÇÃO................................................................................................3

 2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................7

4. REFERENCIAS...............................................................................................8

Introdução

Existem muitos questionamentos e discussões a respeito do papel da escola na educação, porém, é preciso vê-la além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. Conhecida como “instituição do sabe r”, a escola exerce uma enorme responsabilidade por toda a sociedade. Por tamanha importância que a mesma se faz jus, necessita se olhar além do que os olhos podem ver e ensinar os alunos a pensarem sobre a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças para dar subsídios aos alunos quando forem enfrentar as adversidades da vida.  

 De acordo com Pérez Gómez (2000), a escola é um ambiente de aprendizagem, onde há grande pluralidade cultural, mas que direciona a construção de significados compartilhados entre o aluno e o professor. A construção desses significados enfatiza uma necessidade de mudança na escola, por meio da reflexão. A mesma necessita da individualidade e da coletividade ao mesmo tempo, a qual envolve diversos aspectos da escola, ou seja: as relações entre o ensinar e aprender com diversas trocas de informações, a interação de indivíduos que participam da cultura escolar, além dos processos curriculares, pedagógicos e administrativos haverá o compartilhamento de informações e interação da cultura escolar. Deve-se pensar na escola como um ambiente atrativo para professores, alunos e os profissionais nela atuantes, para que estes possam se sentir convidados a participar desta atmosfera de conhecimento que é dia após dia. É preciso que os docentes reinventem e reencantem a educação tendo como foco uma visão educacional, usufruindo dos conhecimentos já construídos e produzindo novas experiências no processo de ensino-aprendizagem do educando.

Desenvolvimento

Qual a importância do conhecimento científico para efetivação da aprendizagem dos alunos?

O conhecimento cientifico é de extrema importância para aprendizagem adquirida pelos alunos, visto que esse conhecimento é onde estão embasadas as teorias mais relevantes sobre as questões apresentadas em sala de aula, logo é necessário que os alunos busquem tal informação para que sejam estudantes mais capacitados e bem preparados para suas carreiras futuras. A consolidação do conhecimento utiliza os elementos do uso da racionalidade, estudo de uma situação e busca de alternativas possíveis para resolução de um problema. Portanto instiga o aluno a exercer o conhecimento racional e entender o mundo em que vive. Tal conhecimento deve ser implementado desde cedo aos alunos para que se adaptem com esse tipo de informação, logo serão profissionais capacitados em suas respectivas áreas de trabalho.

De que forma as diferentes abordagens da psicologia podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem?

     Na prática educacional cresce a participação e desenvolvimento da psicologia, com a intenção de auxiliar a aprendizagem e ensino de diferentes indivíduos, alem de observar o comportamento do aluno no decorrer das intervenções pedagógicas e ainda analisar o resultado no processo psicológico do mesmo, passando assim a ser chamada de Psicologia da Educação que estuda a influência do psiquismo humano sobre a aprendizagem. É necessário compreender que o processo educativo depende das características, interesses e possibilidades dos indivíduos envolvidos, levando em conta, ainda, a história e contexto de vida que os envolve. O grande desafio é educar de acordo com a realidade individual, abordando o individuo como um todo e assim originar o seu conhecimento e educação. A psicologia da educação é uma ferramenta importante para melhorar a capacitação dos profissionais da educação e o desenvolvimento do individuo durante o ensino-aprendizagem, alem de buscar aprimorar a transmissão de conhecimento do educador para o educando, observando as diversas formas de aprender.

 

O que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96 diz sobre o direito a educação?

Essa é a segunda vez na história do Brasil  que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61). A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal.

Ela estabelece os princípios da educação e deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.

Educação básica:

Educação Infantil.

Ensino Fundamental – anos inicial (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano) – São obrigatórios e gratuitos.

Ensino Médio – O antigo 2º grau (do 1º ao 3º ano). É de responsabilidade dos Estados. Pode ser técnico profissionalizante, ou não.

Ensino Superior:

É de competência da União, podendo ser oferecido por Estados e Municípios, desde que estes já tenham atendido os níveis pelos quais é responsável em sua totalidade.

A educação brasileira conta ainda com algumas modalidades de educação, que perpassam todos os níveis da educação nacional. São elas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (262.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com