TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Individual estagio primeiros anos

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.695 Palavras (23 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 23

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

LORECI BALSEMÃO DE FREITAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO INFANTIL

Rosário do Sul

2019

LORECI BALSEMÃO DE FREITAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso LICENCIATURA EM PEDAGOGIA para a disciplina Estagio Curricular em Pedagogia I: EDUCAÇÃO INFANTIL.

Rosário do Sul

        2019


Introdução

Este trabalho é mais que um Portfólio, é a articulação entre teoria e prática, e primeira experiência do Estágio Curricular Obrigatório, do curso de Pedagogia/Licenciatura esse regulamentado pela Resolução CNE/CP n01, de 15 de maio de 20061, a qual estabelece que deve ser assegurado aos acadêmicos a aquisição de experiência profissional, em ambientes escolares, que ampliem e potencializem os conhecimentos, atitudes éticas, competências, habilidades e qualificação profissional, visto que o mesmo oportuniza experienciar conhecimentos num processo de construção e reconstrução contínuo da ação prática e pedagógica, contribuindo, significativamente, na construção cognitiva, desenvolvimento intelectual, atuação docente e formação profissional, nas seguintes etapas: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar, estas articuladas a área de concentração escolhida “Desafios e limites da Adaptação” e tema “ Adaptação na Educação Infantil”.

Ademais, o estágio supervisionado, para a formação de professores, está pautado na Lei n0 6.494/1977, regulamentada pelo Decreto – Lei n0 87.497/1982 e alterada pela Lei n0 8.859/1994; Lei n0 9.394/1996 (LDB); Pareceres CNE/CES n0 503/1998, 197/2004 e 15/2005; Pareceres CNE/CP n0 9/2001, 27/2001 e 1/2002; Resoluções CNE/CEB n0 1/2004 e 2/2005.

Sendo assim, as unidades de ensino, que representam o campo de atuação de estágio, devem estar comprometidas com a qualidade da Educação Básica e oferecer aos alunos que cumprem o estágio curricular oportunidades profícuas de prática de ensino, mantendo uma postura de investigação, pesquisa e reflexão crítica e sistemática sobre o pensar, saber e o fazer pedagógico que se desenvolvem nas escolas.

E, para que este trabalho fosse construído, foram necessárias entrevistas com a professora titular, observações e regências na Educação Infantil, servindo essas à compreensão do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem nas escolas campos e respectivas práxis, assim como as orientações em sala de aula na academia/instituição, as leituras, análises e diálogos com teóricos que norteiam o processo educativo e de estágios curriculares, descrevendo o panorama da educação e qualificação docente, desde os primórdios até os dias atuais.

Caracterização da instituição em relação à Educação Básica quanto à Organização, Infraestrutura, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar

A prática de ensino do Estágio I - Educação Infantil foi realizado na EMEI Artidor Ortiz, em Rosário do Sul, localizada à Rua Colômbia, nº265 no Bairro Artidor Ortiz com a data de fundação 6 de outubro 2016, com o compromisso de pensar e repensar o seu fazer político pedagógico, oportunizando um trabalho coletivo, democrático e participativo a fim de resgatar a identidade de uma Escola de Educação Infantil e redefinir o seu papel perante a comunidade.

           Através do seu Projeto Político Pedagógico, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 no art. 12, a escola busca no seu cotidiano, parceria com as famílias, funcionários, estagiários e professores, razões para fazer e sonhar.

Conforme Vasconcellos (2000, p.171), Educação Nacional

Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definida, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.

Quanto ao PPP (Projeto Político Pedagógico) e ao Regimento Escolar que tive acesso, os objetivos são rediscutidos nas reuniões pedagógicas, são oferecidos eventos para participação da comunidade como: Festa para mães, pais e família, Semana de comemoração de aniversário da escola, Semana de Rosário do Sul, Semana Municipal da Ética, Semana Municipal da Cultura Negra, Semana da Pátria, Semana Farroupilha, Dia da Criança, Natal.

           Em 2019, conta com aproximadamente 105 crianças no total, assim distribuídas 01 turmas de berçário com 11 crianças, 02 de maternal (de 1 a 2 anos) com 10 e outra com 17 crianças no turno da manhã (de 0 a 4 anos) por sala, no horário das 8h às 12h da manhã e na parte da tarde, o número de alunos é superior, com 05 turmas no total contabilizando o número expressivo de 74 alunos, 02 turmas de berçário uma com 07 crianças e outra com 13 crianças, 03 turmas de maternal, turma I com 17 crianças (de 0 a 2 anos), turma II com 18 crianças (de 1 a 2 anos) e turma III com 19 crianças (de 0 a 3 anos) que vai das 13h às 17h da tarde. O corpo docente 03 professores e 02 funcionários pela manhã, 06 professores e 03 funcionários à tarde. São cinco salas de aulas, refeitório, cozinha, banheiros (meninos, meninas e professores). Os pais se dirigem à escola nos eventos, em reuniões de pais quando convocados, e conforme necessidade de conversar com o professor.

A escola tem uma infraestrutura de alvenaria, salas espaçosas e arejadas, os pais são atendidos na secretaria, biblioteca em desenvolvimento, áreas de lazer interna e externas, apresenta espaço para trabalhos dos alunos e informações, espaço destinado às refeições, os alunos trazem apenas frutas de casa, possui equipamentos multimídia como: TV, DVD, data show, caixa de som, rádios, um computador, uma máquina de Xerox.

           A avaliação é realizada através da observação sistemática, acompanhando o crescimento do aluno nos aspectos: cognitivo, afetivo e psicomotor, sem objetivo de promoção, mas de acompanhamento. O professor usa recursos tais como: observação direta (atividades lúdicas), registros diversos, diálogo e trabalhos que desenvolvam o psicossocial do educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (327.5 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com