TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Interdisciplinar Semestre Pedagogia

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNOPAR

PEDAGOGIA



NELUSA MABELE MELOZE NOGUEIRA DE SÁ






PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR :

 PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS





Campinas/SP

2022

NELUSA MABELE MELOZE NOGUEIRA DE SÁ

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR :

 PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS

Trabalho apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para obtenção de média semestral na disciplina ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES do 6º semestre, sob orientação da professora especialista e Tutora Mayla Tais Silva Julio.

CAMPINAS/SP

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................

2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................

2. 1 O PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS.....................

2.2 INFOGRÁFICO..........................................

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................

REFERÊNCIAS.................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

O Projeto de Vida na Escola se apresenta como um pilar pedagógico fundamental que seja trabalhado o socioemocional e competências do Século XXI, assegurando a preparação do aluno para a vida adulta e o mundo do trabalho.  O Projeto de Vida está entre as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), objetivando valorizar a diversidade de saberes, vivências culturais, conhecimentos e experiências, possibilitando entender as relações do mundo do trabalho e fazer escolhas visando a cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Essas competências não se limitam à Educação Básica, mas na construção de conhecimentos, na formação de atitudes e valores, e também no desenvolvimento de habilidades.

Com o Projeto de Vida na escola, o aluno é auxiliado a construir um caminho bem estruturado, com conhecimentos dele mesmo e o mundo onde vive. Através deste processo, junto com o autoconhecimento, planejamento e prática, o educando aprende a se auto conhecer, saber dos seus potenciais, interesses e sonhos, conseguir definir metas e estratégias para alcançar o que almeja. Sendo assim, esse Projeto se conecta e alinha com a educação integral e emancipatória do jovem, para que este se conheça, entenda sua relação com o mundo e o que espera para si no futuro. É uma proposta educacional interdimensional, que alinha aspectos cognitivos e também não cognitivos, buscando um projeto escolar capaz de trazer significado para a educação, e também contribuindo para uma formação integral do educando. Um dos objetivos primordiais do Projeto de Vida é auxiliar o jovem na organização de suas experiências, os valorizar como cidadãos e os orientar ao longo do período, traçando objetivos de vida, estabelecendo metas, planejando seus projetos presentes e futuros.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos        

        O Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos tem como objetivo colocar o aluno no centro do processo de ensino e aprendizado. Para que isso realmente se torne realidade, é necessário que todos os responsáveis pelo desenvolvimento estudantil planejem suas ações a partir de informações gerais sobre o perfil das novas gerações, com dados específicos sobre cada um dos alunos, conhecendo o contexto em que vivem, características pessoais e o modo que aprendem. É necessário promover oportunidades educacionais, engajando os educandos para que eles reflitam sobre o que estão aprendendo e como o fazem. Os alunos necessitam assumir autoria e responsabilidade crescentes pela sua educação, colaborar com o desenvolvimento de seus colegas, professores, escola e comunidade. Também é necessário assegurar que todos os educandos tenham condições de se desenvolver em todas as suas dimensões (intelectual, emocional, cultural, física e social) e adquiram capacidades primordiais para que tenham autonomia e realizem o seu projeto de vida.

        O Projeto de Vida tem como objetivo fomentar o protagonismo e autonomia do estudante em suas próprias escolhas, estimulando a cooperação, compreensão, domínio de tecnologias, defesa de ideias e análise crítica da realidade, promovendo o autoconhecimento, estimulando os estudantes a refletirem sobre suas identidades e papéis na sociedade. O Projeto de Vida na vida escolar coincide com a adolescência, momento em que a influência dos processos subjetivos e de estruturação da personalidade são bastante demarcados. Segundo a OMS, a adolescência abrange indivíduos entre 10 (dez) e 19 (dezenove) anos, e a pré-adolescência dos 10 (dez) aos 14 (quatorze) anos. No Projeto de Vida da BNCC, a escola tem o papel de promover o protagonismo juvenil, tornando o jovem parte do contexto e pertencente à cultura local. Com este entendimento, o Projeto de Vida se identifica com o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, com uma aprendizagem embasada nas metodologias ativas.

 

2.2 INFOGRÁFICO 

[pic 1]

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

É fundamental manter um olhar atento para o aluno e também sua realidade. A educação deve partir do contexto local, e assim avançar para o contexto territorial e global, fazendo com que os alunos do Ensino Fundamental possam projetar a vida adulta com simulações de experiências do mundo do trabalho mais lúdicas, com metodologias ativas. O Projeto de Vida se baseia na relação do aluno com o mundo, sobre a constituição da pessoa com a sociedade. O individual e o coletivo estão presentes tanto na subjetividade quanto na objetividade do sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (315.6 Kb)   docx (263.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com