TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Praticas de Violencia Contra Crianças

Por:   •  21/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

PEDAGOGIA

TRABALHO DE PORTFÓLIO

Disciplina: Práticas de Violência Contra Crianças

Prof.º: Lilian Paula Degobbi Bergamo

Aluno (a): Edimalia de Jesus Francisco
RA: 8045138

POUSO ALEGRE

2023

1- Conceitue todos os tipos de maus-tratos contra crianças (abuso físico, abuso emocional, negligência, e abuso sexual), enfatizando nos conceitos ou definições as formas como estas violências se expressam ou ocorrem.

  • Abuso Físico: É qualquer ferida não acidental, uso da força física contra a criança. A força é usada de forma intencional e tem como objetivo ferir a vítima. Os indicadores físicos desse tipo de abuso são geralmente queimaduras, laceração, escoriações, ferimentos ósseos, ferimentos na cabeça, ferimentos internos, contusões, etc. As consequências emocionais causadas são agressividade, baixo autoestima, déficit de atenção, hiperatividade, dificuldade de relacionamento interpessoal, comportamento abusivo, delinquência, etc.
  • Abuso Emocional: Acontece por meio de pequenas manipulações. É toda forma de rejeição, discriminação, depreciação ou desrespeito com relação à criança ou adolescente. Esse tipo de violência é um dos mais difíceis de serem identificados, pois não deixa evidência física, apesar de que muitas vezes estão embutidos nos demais tipos de violência, causando ansiedade, depressão, distúrbio do sono e da alimentação, baixo autoestima, aversão ao contato físico, comportamento extremo de obediência, isolamento, etc.
  • Negligência: É o ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento, reconhecida por desnutrição por oferta irregular ou inadequada de alimentação, higiene corporal deficitária, acidentes frequentes, principalmente domésticos, como intoxicações por medicamentos e por materiais de limpeza. Trazendo também consequências emocionais para criança devido a falta de suporte emocional, afetivo e atenção.
  • Abuso Sexual: É todo ato ou jogo sexual, relação heterossexual ou homossexual, cujo agressor está em estágio de desenvolvimento psicossexual mais adiantado que a criança ou adolescente. Tem como intuito estimulá-la sexualmente ou utiliza-la para obter satisfação sexual. Engloba ainda a situação de exploração sexual visando a lucros como prostituição e pornografia. Este tipo de abuso pode ser identificado por lesões na região genital, lesões na região anal, como fissuras, hemorroidas, pregas anais rotas, sangramento retal ou anal, doenças sexualmente transmissíveis, dor na região anal ou genital, gravidez, detecção de sêmen na cavidade oral, etc. Levando a criança ou adolescente a ter comportamento sexual precoce mostrado em brincadeiras ou conversas, isolamento social, baixo autoestima, demonstração de medo frente a pessoas em geral, perda de confiança, déficit de habilidades sociais, timidez, tristeza e medo.

2- Explique o que são os indicadores de maus-tratos e porque é importante o educador conhecê-los.

Os indicadores de maus-tratos são físicos e emocionais, sendo estes um tipo de informação observada minuciosamente por outrem caracterizando um possível abuso. O educador tem um papel importante na identificação de maus tratos contra crianças e adolescentes, visto   que   a   criança e o adolescente é o indivíduo de trabalho do educador, ele tem um contato   mais   próximo e mais longo com a criança já que seus trabalhos incluem banho e refeições, da qual a maioria das crianças passam o dia   todo aos seus   cuidados.  Por isso os professores tem a capacidade de reconhecer casos suspeitos de maus tratos fornecendo uma estimativa do problema, que é calculada a partir de dados oficiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (208.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com