TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 3° Semestre Unopar

Por:   •  7/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  2.109 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

JOSELENE CORREIA DE MEDEIROS OLIVEIRA

JORNAL DO PEDAGOGO

[pic 4]

Porto Calvo

2016

JOSELENE CORREIA DE MEDEIROS OLIVEIRA[pic 5]

JORNAL DO PEDAGOGO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagocia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná; para as disciplinas: Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em espaços escolares e não escolares; Educação, cidadania e diversidade: relações étnicas raciais; Seminário III.

Profs.: Vilze Vidotte Costa, Marlizeti Steinle, Cyntia Simioni França, Taise Nishikawa, Sandra Regina dos Reis.

Porto Calvo

2016


                                       SUMÁRIO

[pic 6]

1  INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS         9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

INTRODUÇÃO

        

Após análise e reflexão do material de apoio fornecido, para a realização deste trabalho, como também de outras fontes de informação, registrei observações e a construção de textos jornalísticos, expressando minha opinião sobre cada contexto elaborado.  Propondo uma análise interpretativa para uma resumida compreensão das possibilidades de intercâmbio entre teoria e prática.

O Uso das Tecnologias na Escola: Contra ou a Favor?

[pic 7]

Crianças da Educação infantil, tendo aula informatizada sob orientação da professora. Fonte: Revistaguiainfantil.uol.com.br

A tecnologia existe desde os primórdios e vem se aperfeiçoando até os dias atuais. Com o avanço da globalização a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano, as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e frequência até nós por meio dos computadores e da internet. É importante o uso dessas tecnologias como ferramenta pedagógica, sua utilização está baseada na problemática de se obter um processo de desenvolvimento cognitivo que seja dinâmico e desafiador aos aprendizes explorando suas múltiplas competências.

A tecnologia deixou de ser um simples trabalho, e transformou-se em obrigatoriedade. O especialista em Filosofia da Mente, João Teixeira, defende de forma quase imagética, que a internet é a tecnologia mais parecida com o cérebro humano, e que as conexões são parecidas com a rede neural que pode ser ativada ou inibida. E dessa forma, sentimo-nos "à vontade" com essa tecnologia em razão de nos identificamos com ela. O professor deve procurar realizar aulas dinâmicas de forma que o ensino-aprendizado torne-se prazeroso, e todos possam trocar experiências e o professor atue como mediador em sala de aula, usando a tecnologia como ferramenta de apoio e ensino de qualidade. 

A Diversidade e o Preconceito na Escola

[pic 8]

Ilustração sobre o processo da diversidade em sala de aula. Escola sem preconceito! Fonte: Pedagogiatm.blogspot.com.br

 Pesquisas apontam que nas escolas brasileira, ainda existe muito preconceito e discriminação. A escola tem um papel crucial a desempenhar neste processo, por ser um espaço em que pode se dar à convivência entre crianças de origens e níveis socioeconômico diferentes, acredita-se que inserir tais temáticas no Projeto Político Pedagógico, ajuda a modificar comportamentos e ideias preconceituosas, cabe também às famílias conscientizar seus filhos, para que esse quadro mude. Todavia é fundamental que o Poder Público repasse subsídios às instituições escolares e aos profissionais da educação, para que juntos com a sociedade trabalhem em prol de um País que é diversificado, para tornar-se de fato um País inclusivo. 

Mudar mentalidades, superar preconceitos e combater atitudes discriminatórias é tarefa para a sociedade como um todo. Sendo a escola provedora de um conhecimento institucionalizado seu efeito se torna fundamental uma vez que vivemos numa sociedade letrada e aqueles que não possuem estes conhecimentos, vivem à margem da sociedade tendo poucos instrumentos para lutarem pelos seus direitos de cidadãos.

Educação Inclusiva: A Escola e a Acessibilidade

[pic 9]

Ilustração da acessibilidade que é direito de todos. Fonte: Apnendenovaodessa.blogspot.com.br

Educação Inclusiva é o assunto do momento. Muito se tem falado sobre inclusões em instituições escolares, mas, a verdade é que as pessoas estão sendo colocadas em salas de aula sem o mínimo de recurso. A maior dificuldade no que se refere a inclusão é o descaso dos governantes para com esse assunto, na maioria das instituições não se tem acesso adequado, faltam profissionais qualificados para atender as diversidades existentes em nossa sociedade, o ambiente escolar ainda não está devidamente preparado para receber e atender essa criança com qualidade e respeito.

O pesquisador Thiago Alves, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz que não é razoável pensar em uma escola de qualidade sem uma infraestrutura adequada. “A gente olha os países ditos desenvolvidos em educação e não há nenhuma escola com boas notas e uma estrutura ruim. O problema é que a qualidade da educação no Brasil é medida apenas por testes”, afirma. Três em cada quatro escolas do país não contam com itens básicos de acessibilidade, como rampas, corrimãos e sinalização. Menos de um terço possui sanitários adaptados para deficientes. É o que revela o Censo Escolar 2014, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente): Um Sonho Ainda a Ser Concretizado no Espaço Escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (321.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com