TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual - Pedagogia

Por:   •  17/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................5



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda, em seu desenvolvimento, o estudo do projeto político pedagógico da Escola Municipal Aníbal Machado e uma pesquisa sobre o trabalho elaborado na instituição observada, visando à diversidade e a inclusão do aluno especial na instituição de ensino.
E este tem como principal objetivo o aprofundamento e a avaliação do P.P.P.

A abordagem do tema diversidade e inclusão tornam-se relevante a partir do momento em que se desenvolve um ensino que procure atender a todas as indigências dos alunos, respeitando as suas particularidades, elaborando propostas que contemple os alunos com necessidades educacionais especiais sem exceção dos mais. A escola é o lugar em que todos devem ter as mesmas oportunidades, mas com estratégias de aprendizagens de acordo com cada necessidade.

.


  1. DESENVOLVIMENTO

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Aníbal Machado com a coordenadora pedagógica Luiza Lauro Antunes que atua nesta escola há 14 anos.

Ao perguntar se escola desenvolve projetos sobre a diversidade e a inclusão e de qual forma, o que me foi respondido pela mesma? : Sim. Fornecemos instrumentos de recursos para os professores nas atividades de adversidade e procurando atender a todos os alunos da comunidade escolar sem distinção, integrando a relação entre diferentes, oferecendo espaços de recursos atendendo a ás expectativas da comunidade nas necessidades especificas dos alunos e elaborando propostas atendendo todos os aspectos (Cognitivo afetivo e social).

Como o preconceito, a discriminação e o bullying são tratados na escola? Como você tem orientado os professores? Resposta da Luiza: Em nossa escola temos um papel importante na conscientização dos professores e alunos e todo o ambiente escolar sobre o fenômeno denominado bullying fazendo com que pessoas mais conscientes possam tornar-se futuro cidadãos compromissados com a cidadania, o respeito pela diferente e a construção de uma sociedade cada vez mais igualitária.

A escola oferece o atendimento educacional especializado através das salas de recursos multifuncionais? Resposta da Luiza: Sim. A sala de recursos multifuncional é o local onde o aluno aprende a utilização das ferramentas de tecnologia, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia.

O PPP é construído e realimentado com frequência por meio de um trabalho coletivo? Resposta da Luiza: A escola junto à comunidade escolar construiu uma proposta pedagógica cujas estratégias de avaliação garantem o sucesso dos alunos de forma que todos os professores utilizem metodologias definidas pelo coletivo, de forma interdisciplinar discutida coletivamente, dando espaço aos alunos de relacionar a sua vivencia com o seu aprendizado, com a participação dos pais nas discussões.

Após observar o Projeto Político-Pedagógico elaborado pela escola, vi o quanto foi necessário conhecer a realidade em que vive cada aluno. A equipe articuladora precisou buscar alternativas que abrangesse todos os alunos nesta elaboração, observarem, dialogarem e entenderem a importância da escola.
Durante a elaboração, os alunos foram ouvidos para que pudesse ser entendida a visão que os mesmos tinham sobre a escola onde estudam.
A participação da família nas discussões possibilitou à escola compreender e reconhecer mais profundamente a realidade de seus alunos. Ouvir os pais significou abrir a escola para quem, mesmo não estando presente diretamente, está envolvido com a mesma, tendo interesse em tudo o que ocorre nos tempos e espaços da instituição.
Estudar esse espaço significou buscar e compreender que expectativas que comunidade em geral tem em relação à escola e reconhecer que os agentes dessa comunidade podem contribuir para melhorar a prática educacional ali existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com