TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio de Pedagogia

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho pretende abordar a importância do protagonismo e da participação infantil nas atividades escolares. Protagonismo está entendido como ação da criança em participar de ações por meio de trabalhos, projetos e sugestoẽs.

Objetiva-se com este trabalho discutir a importância de uma pratica docente que promova o protagonismo e a participação da criança durante sua permanência na educação infantil. Além disso, deixando em evidência fatores contributivos para o desenvolvimento da criança em sua vida pessoal e social.

Foi realizada a leitura do texto proposto e a apreciação do vídeo, seguida de uma pesquisa complementar na internet e em livros para elaboração da presente produção textual.


  1. DESENVOLVIMENTO

A criança é protagonista um ator principal dentro da sociedade, e devemos reconhecer as crianças como cidadão de direito com valores próprios participante de seus atos. E na escola a criança deve ser o personagem principal demonstrando o que pensa e sente.

A escola em conjunto com as crianças deve realizar um trabalho pedagógico, brincadeiras um planejamento voltada para o melhor desempenho e participação das crianças, o processo de aprendizagem deve ser construído a partir do diálogo no qual o professor está atuando como intermediador. Edwasds (1999, p. 174) salienta.

(...) o trabalho dos professores centraliza-se em “provocar oportunidades” de crescimento intelectual genuíno por uma ou mais crianças: especialmente, escutando as palavras das crianças e oferecendo essas mesmas palavras ao grupo para reestimular e estender a sua discussão e atividade conjunta. Esse método  de ensino é considerado importante, complexo e delicado pelos professores, evoluindo e mudando constantemente,e é uma questão de esforço e preocupação coletivos.

Em sala de aula deve se realizar projetos no qual a criança tem que ser o protagonista em seu processo de aprendizagem e os professores oferecer possibilidades e estímulos ao aprendizado e um olhar atento a cada criança.

Desta forma a criança passa a ser o principal ator no processo educativo e o professor assume o papel de intermediário que envolve, encoraja e estimula a criança a expressar suas opiniões e idéias.


  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho fortaleceu minha concepção sobre o conceito de protagonismo infantil, como um processo onde a criança é valorizada como sujeito ativo, capaz de interpretar o mundo utilizando diversas linguagens.

E proporcionou também uma reflexão acerca do protagonismo na educação. Pude perceber que em todo o momento a criança precisa ser vista como protagonista, como alguém capaz de apreender com o meio e ler o mundo utilizando diversas linguagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com