TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino

Por:   •  30/4/2019  •  Dissertação  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Unidade I - A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado

O estágio é uma grande oportunidade para o futuro professor entender e vivenciar como será seu trabalho como educador, analisando e observando junto aos professores que acompanha, suas experiências e práticas de ensino.

A importância na reflexão sobre a pratica de ensino, é que o professor para que tenha uma “práxis”, ele tem que ter a prática, que seria as atividades desenvolvidas pela escola e os parâmetros curriculares de ensino, e a ação, que é os métodos de desenvolvimento para o processo de ensino com que trabalha com os alunos, que tem que ser de forma dinâmica, atrativa e diferenciada, buscando assim o potencial de aprendizagem de cada aluno, desde modo o professor tem a práxis profissional.

        A ação exercida pelo professor tem que sempre ser analisada e revista, buscando qualidade em seu desenvolvimento e seus objetivos, mudando sempre que necessário, e investigando o que deu certo ou o que precisa ser melhorado no seu modo de trabalhar com as crianças, se moldando e se adaptando conforme a necessidade de cada aluno e suas dificuldades.

        O estagio é um local já conhecido pois já vivenciamos como alunos, temos lembranças do nosso tempo de escola os antigos professores, mas precisamos analisar esses conhecimentos e essas lembranças e ver o que podemos aproveitar e o que pode ser melhorado.

        Um dos focos das orientações do RCNEI, seria o cuidar, nossas crianças precisam ter uma atenção especial, na questão do banho, alimentação, higiene e do horário de sono. A música é outro ponto importante para o desenvolvimento e aprendizado, a Contação de histórias ajuda a desenvolver nas crianças a imaginação e potencializa seu conhecimento.

        É essencial o trabalho com a iniciação do numeramento na educação infantil, pois vai ajudar as crianças com o entendimento da matemática o trabalho com formas geométricas nos jogos e brincadeiras é uma excelente ferramenta para a construção da aprendizagem e o desenvolvimento.

        Hoje temos uma nova dimensão para o “cuidar” e “educar” que estão bem próximos e precisam ser trabalhados juntos, algumas ações pedagógicas do educar e o desenvolvimento de capacidades e habilidades já o cuidar é proporcionar um conforto nas necessidades físicas e mentais das crianças.

        

Referências bibliográficas:

CURI, Edda. A formação inicial de professores para ensinar matemática: algumas reflexões, desafios e perspectivas. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, ano 6, n. 9, p. 75-94, jul. 2011.

LIMA, Maria S. L. e SALES, Josete de O. C. B. Aprendiz da prática docente - a didática no exercício do magistério. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/ SEF, 1998. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_ vol1.pdf. Acesso em mar.2019

PINTO, Ana Lúcia Guedes; FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Trabalho Escolar e Produção de Conhecimentos. In: MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV, Neto; SHIGUNOV, Alexandre (Org.). Desatando os nós da formação docente. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 5-22.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com