TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP Interativa

 

Fábio Fernandes Tamaio

Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade

Sorocaba

2015

Fábio Fernandes Tamaio

Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade[pic 1]

Sorocaba

2015

  1. SUMÁRIO

I – Introdução.....................................................................................4

II – Identificação.................................................................................4

III – Analise Critica do Ambiente Físico.............................................4

IV – Descrição do Espaço Físico.......................................................5

V – Organograma Colégio Salesiano................................................9


I – Introdução

Este trabalho, de natureza teórica e pratica, baseia-se no projeto proposto da disciplina do curso de História-Licenciatura, pratica de ensino: Integração escola e comunidade, onde apresento uma instituição de ensino, reconhecida pelo MEC de natureza privada, onde descrevo uma caracterização de uma abordagem descritiva e uma analise critica da instituição em questão com o objetivo de extrair o máximo de informações que colabore com a minha formação de um profissional da docência.  

II – Identificação

A instituição que foi trabalhada nesta atividade é o Colégio Salesiano São José que fica no endereço, Rua: Gustavo Teixeira, N°411 situado na cidade de Sorocaba dentro do Estado de São Paulo.

O colégio é mantido pela iniciativa privada e administrada pela igreja católica que tem como diretor o padre da paroquia de Nossa Senhora Auxiliadora.

III – Analise Critica do Ambiente Físico

A instituição educacional devidamente credenciada pelo MEC o Colégio Salesiano São José esta organizado no espaço físico de 40.000m quadrados de uma forma a atender suas propostas pedagógicas, localizado próximo ao centro da cidade de Sorocaba, sua construção mescla modernas construções com áreas verdes.

Sendo situada em área nobre procura atender sua clientela com eficiência sendo ela principal a classe médio-alta. O ambiente integra áreas verdes e belos projetos arquitetônicos, sem duvida as instalações atendem aos requisitos da proposta pedagógica do colégio afinal ela visa a formação básica e a formação moral.

IV – Descrição do Espaço Físico

Em um moderno ambiente as dependências do colégio contão com um amplo estacionamento, bem sinalizado com um grande numero de vagas disponível para atender a demanda.

No espaço destinado ao maternal, infantil e primeiro ano conta com salas de musica, dança, sala de fantasias, brinquedoteca uma quadra poliesportiva, playground, horta, piscina, possui também um grande pátio.

Na parte em que abriga as séries do fundamental e médio possui um portal de entrada com portas de vidro espelhadas que da de frente para um grande pátio com mesas e cadeiras tanto de alvenaria como de madeira e aço para acomodar os alunos nos intervalos, com uma cantina variada. No centro do terreno a um grande campo de futebol gramado e cercado por um alambrado, na lateral esquerda de quem entra no colégio tem duas quadras de futebol cobertas, ao lado direito ainda de quem entra para o colégio tem uma quadra de grama sintética sem cobertura.

Na parte do fundo do terreno encontra-se um outro grande estacionamento para o anfiteatro do colégio.

As salas de aula e nas demais é sempre respeitada o limite de alunos para manter o ambiente apto para o aprendizado. No ensino fundamental e médio a quantidade de alunos respeita o numero de 35 alunos, já no infantil e maternal o limite são 14 alunos. A sala ambiente é equipada com uma megaestrutura para vídeos, palestras e até vídeo conferencia, a biblioteca é visitada uma vez na semana e com grande estimulo para a leitura também em casa por isso o programa de levar um livro para casa toda a semana.

E aulas de laboratório mesclam com as aulas teóricas trazendo todo o conteúdo da teoria para a pratica, a dois laboratórios um de física e outro de química em separado para melhor aproveitamento. O fato de logo após observarem uma aula teórica de física e poder testa-lo na pratica.

No quesito propostas pedagógicas são inúmeros os profissionais que trabalham essa questão no colégio, a equipe é bem completa com coordenadores, padres educadores, psicopedagogos e pedagogos para poder avaliar e estimular aos alunos ajudando a reforçar as habilidades de cada individuo. Como toda escola deve possuir um conselho não seria diferente com este colégio renomado, o conselho do colégio é composto por um diretor, que é o padre da paroquia que esta integrada a escola, e 40 componentes, neles são 40% de docentes, 5% especialistas e 25% de pais de alunos, 5% de funcionários e 25% de alunos.

Como já mencionado anteriormente os cursos oferecidos pela rede privada de ensino Salesiano são em sua ordem: ensino maternal ministrado a crianças de 2 anos de idade, infantil distribuído em 4 níveis, ministrado dos 3 aos 6 anos incluindo o 1° ano como a categoria infantil. O fundamental é dividido em 2 níveis, o primeiro nível é dos 7 aos 10 anos de idade e o segundo nível dos 11 aos 14 anos de idade. O ensino médio é dos 15 aos 17 anos, a organização dos cursos esta disposta em Maternal, Infantil 1, infantil 2, infantil 3 e 1°ano dividido em 3 turnos, manhã das 7h20 até 11h45, tarde 13h10 até 17h25 e o turno integral das 7h20 até 17h25 sendo assim é disponível em 20 classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com