TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios e metodos do educar

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 3

AULA 03

Tendo como pano de fundo o entendimento da educação infantil como um produto histórico e do educador infantil como um sujeito que tem a sua produção de saberes e de práticas mediada e condicionada pela maneira como o Estado enfrenta, no plano ídeo-político, os desafios postos pelas desigualdades, podemos agora refletir sobre a educação infantil como um acontecimento político. Entendemos que a educação infantil é um campo múltiplo de ideias que têm suas raízes nas práticas cotidianas e em lugares sociais diferenciados e relacionados a estruturas e concepções de poder. (NUNES, p. 91. 2009).

Nesta perspectiva, explique como deve ser organizado os espaços, mobiliários e materiais nas Instituições de Educação Infantil do Brasil? Existem este materiais nas unidades escolares? Como os professores lidam com a realidade vivenciada diariamente? Escreva com suas palavras.

OBS: Se quiser também pode entrevistar uma professora de Educação Infantil para melhor responder a estas perguntas.

R: Entrevistei a professora Vania Antes que trabalha na creche da minha cidade do qual me avaliou os espaços mobiliários nas escola. Os espaços físicos da escola são limpos, bem iluminados e arejados, com visão ampla, os espaços externos não são bem cuidados como jardim falta mais naturezas tipo arvores flores, plantas e a grama sempre por fazer as áreas de brincadeiras e jogos falta manutenção. No mobiliário de bebês e de crianças pequenas está tudo bom tem para elas cercadinhos espelhos na altura para estimulação, barra de apoio cantos protegidos tatame em todo chão para poder engatinhar e não se machucar. Os bebês e crianças tem espaços adequados para se mover, brincar no chão, engatinhar, ensaiar os primeiros passos e explorar o ambiente. Os brinquedos são adequados à sua idade devem estão ao seu alcance. Suas salas tem estímulos visuais de cores e formas variadas.

Para as atividades as professoras não tem total disposição materiais, brinquedos e livros infantis em quantidade suficiente. Com o pouco que tem as professoras ensinam as crianças, como são guardados e conservados, se podem ser substituídos quando danificados. A criatividade das professoras em ensinar as crianças fazer o seu próprio brinquedo com mateias de reciclagem.

AULA 04

Como podemos perceber na afirmação de Kramer (2006) a criança cria, inventa, reaproveita, enfim, tudo pode se tornar um brinquedo ou uma brincadeira. Diante disso, como podemos assegurar que o brincar seja utilizado como um instrumento de mediação do conhecimento e não apenas como um passatempo nas Instituições de Educação Infantil? E, qual a relação existente, se há relação, entre os profissionais que atuam na Educação Infantil e a qualidade desta educação? Faça um quadro comparativo com o que DEVE ocorrer na Educação Infantil e como ACONTECE a prática pedagógica nas salas de atividades das Instituições de Educação Infantil ainda hoje. Explique com suas palavras. (Valor 2.50)

R: A educação está ligada aos profissionais na área e na qualidade deles, precisamos de profissionais mais qualificados e com formação na Educação Infantil, somente so formação não é tudo esses profissionais precisam ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com