TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios e métodos de cuidar

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 2][pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS – UNIGRAN NET 

FACULDADE DE EDUCAÇÃO  

CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA

Acadêmica: Jaqueline Girotto Duz        RGM: 053.9596

AULA 01

Leia com atenção:

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis (RCNEI, 1998, p. 23).

Com base do trecho acima e na exposição da Aula 01, explique as mudanças na Educação Infantil ao longo da história educacional brasileira, justificando também a presença da criança hoje em uma Instituição de Educação Infantil em seus primeiros meses de vida. Como era antes? Como está hoje? O que ainda precisa melhorar? Explique com suas palavras. (Valor da questão: 2,50).

As funções das instituições que cuidavam de crianças foram evidenciadas após a primeira guerra mundial com o aumento de número de órgãos e a deterioração ambiental. Surgiu nesta época um maior interesse na educação infantil principalmente por parte de médicos que começaram a utilizar de materiais por eles confeccionados para desenvolver atividades educativas como, por exemplo, a psiquiatra italiana Maria Montessori (1879-1952).

No séc. XX a infância ganha novas concepções e preocupações com relação aos valores sociais produzidos no embate de problemas políticos e econômicos. Houve nesta época, diversas e valiosas contribuições para a educação infantil como as de Vygotsky, Piaget, Freinet, entre outros, os professores da educação infantil de hoje se baseiam nas concepções destes autores.

Após a segunda guerra mundial surgiram novos estudos abordando a preocupação com a situação social da infância e a ideia da criança como portadora de direitos. Surgem teorias que evidenciam a necessidade da estimulação do desenvolvimento na criança desde o nascimento. Mas foi pela busca de mulheres no mercado de trabalho que acarretaram maiores mudanças nas concepções sobre a criança e sua educação, a necessidade de buscar novas alternativas para cuidar das crianças fez com que a atenção voltada para as mesmas fosse analisada.

Nesse período a criança passa a ser vista como sujeito social, ativa, participante na construção do saber, esta visão provocou mudanças na prática pedagógica dos profissionais da área que buscavam a partir daí uma formação especializada.

No Brasil ate o séc. XIX o atendimento a criança de 0 a 6 anos em instituições como creches praticamente não existia, devido a estrutura familiar da época moldada tradicionalmente. No final do séc. XIX começa a ser discutido no Brasil as concepções elaboradas na Europa sobre a educação infantil. A partir desse período foram criadas as primeiras instituições voltadas para o atendimento de crianças pobres, depois surgiram os jardins de infância, voltadas para as crianças mais ricas.

Com o interesse cada vez maior das mães de classe média, não somente das mães de classe populares por atendimento as crianças. Em meados dos anos 70 houve um debate sobre o caráter assistencialista e educativo das instituições como parques, creches. Porém outro fato importante  é o de que estas instituições ainda exigiam baixos níveis de escolaridade de seus profissionais.

Certamente não há como negar a grande evolução que a educação infantil passou no período entre meados do séc. XIX até os tempos de atuais, mas este caminho cheio de lutas, dificuldades e conquistas ainda não chegaram ao fim. A necessidade por atendimento as crianças só vem aumentando diante da estrutura capitalista atual, e as instituições vem experimentando diversas metodologias e formas de estimulação por meio de atividades lúdica pedagógicas.

O foco do profissional que trabalha com a educação infantil deve ser a formação e o desenvolvimento integral da criança, para isso é essencial que o educar caminhe junto com o cuidar, visto as necessidades dos alunos.

AULA 02

Leia com atenção os artigos abaixo da Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) da educação brasileira:

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Art. 30. A educação infantil será oferecida em:

I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.

Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Vale ressaltar também que de acordo com Kramer (2006): “No Brasil, as lutas em torno da Constituinte de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e as discussões em torno da atuação do Ministério da Educação nos anos de 1990 são parte de uma história coletiva de intelectuais militantes e movimentos sociais”. (p. 799)

 Considerando as informações trazidas nos fragmentos sobre a evolução da legislação a respeito da Educação Infantil e considerando a realidade atual da nossa legislação, de acordo com a Aula 02 da disciplina, relate a evolução legal, ou seja, as mudanças ocorridas nas leis que levaram a configuração atual da Educação Infantil. Houve mudanças nas leis (Constituição Federal, LDB, Diretriz Curricular, documentos do MEC - RCNEI)? Quais? Quando ocorreram? Explique cada uma delas com suas palavras.  (Valor 2.50)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com