TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios e Métodos do cuidar e educar.

Por:   •  27/4/2015  •  Artigo  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS – UNIGRAN NET 

FACULDADE DE EDUCAÇÃO  

CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA

Disciplina: Princípios e Métodos do cuidar e educar.

Aluna: Marilize Oliveira Ribeiro        RGM: 053.9754

Professora: Mara Lucinéia Marques Corrêa Bueno.

AULA 01

Leia com atenção:

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis (RCNEI, 1998, p. 23).

Com base do trecho acima e na exposição da Aula 01, explique as mudanças na Educação Infantil ao longo da história educacional brasileira, justificando também a presença da criança hoje em uma Instituição de Educação Infantil em seus primeiros meses de vida. Como era antes? Como está hoje? O que ainda precisa melhorar? Explique com suas palavras. (Valor da questão: 2,50)

Educação Infantil ao longo da história

Desde quando a criança nasce ela precisa de alguém que a cuide e a ensine, pois ela é um ser que mereça atenção, carinho, respeito, afeto, e muito mais amor e ser compreendida. Mas antigamente a criança não era vista assim e sim consideradas precocemente como adultas, pois viviam misturadas com eles, trabalhava como eles. O estudo ficava sempre em segundo plano.

A “descoberta” da infância teria de esperar pelos séculos XV, XVI e XVII, quando as crianças deixaram de ser misturadas aos adultos. Assim, surgindo sentimentos que as crianças eram diferentes, e, portanto, dignas de ser estudadas por si sós.

Como pudemos perceber, a maneira como a infância é vista atualmente é consequência das constantes transformações pelas quais passamos, e que é de extrema importância nos darmos conta destas transformações para compreendermos a dimensão que a infância ocupa atualmente.

É de suma importância que a criança tenha contato com a educação desde seu nascimento, pois quanto mais cedo começar a frequentar a escola, maior a possibilidade de que tenha um bom futuro, desenvolvendo a linguagem, movimentos e exploração do ambiente, e a interação com diferentes adultos e diferentes bebês provoca um intenso conhecimento que contribui para novas construções de suas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e interacionais, criando e fortalecendo sua identidade e seu pleno desenvolvimento integral.

Antigamente era diferente, quando surgiram as instituições de educação infantil eram resumidamente um “depósito de crianças”, onde só cuidavam e não educavam, ou seja, as crianças não tinham contato algum com o conhecimento, não tinham ensino-aprendizagem, era um lugar onde as crianças passavam o tempo enquanto suas mães trabalhavam.

Muitas coisas ainda precisam melhorar em relação à educação infantil, como, melhorar a formação e qualificação dos educadores desta área, propiciando cursos de formação continuada; melhorar as qualidades das escolas e infraestrutura; materiais educativos; aumento de investimento tanto na educação quanto nos educadores; etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com