TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos de ensino

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

FACIAP - ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

DAYANE BUENO DA SILVA RA: 3708635724

ATPS (ETAPA 4):

Gestão da sala de aula. Procedimentos de ensino. Dificuldade de aprendizagem. Indisciplina: ações e acontecimentos

                                                                        Orientadora: Prof.ª Aida Teles

CASCAVEL

07/05/2013

Procedimentos de ensino

A princípio este trabalho ter por objetivo destacar e ressaltar a importância dos procedimentos de ensino dentro do contexto escolar, quais são os procedimentos existentes e o seu beneficio na ação didática do professor.

Vale dizer que os procedimentos de ensino são atividades, métodos, técnicas e modalidades de ensino que selecionados tem a finalidade de facilitar a aprendizagem do educando. Aliás, pode-se dizer que são diversas maneiras de organizar o conjunto de recursos possíveis e adequados para a aprendizagem dos mesmos.

Podemos considerar que os procedimentos de ensino são as “ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com as coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem alterar sua conduta, em função dos objetivos”. Por isso, os procedimentos de ensino dizem respeito às formas de intervenção na sala de aula. Bem, como a aprendizagem é um processo dinâmico, ela só ocorre quando o aluno realiza algum tipo de atividade. Desta maneira, os procedimentos de ensino devem introduzir atividades que possibilitem a ocorrência da aprendizagem, como um processo dinâmico.

Os procedimentos de ensino devem, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando, etc.. (HAYDT, pág.144)

        Por exemplo, os procedimentos de ensino é a maneira como o docente vai se organizar para obter o seu objetivo, que é fazer com que o aluno compreende o assunto que será ensinado. Enfim os procedimentos devem ser analisados e feitos com antecedência, através do plano de aula onde deverá conter as estratégias, os métodos e as técnicas. A escolha do procedimento de ensino pode ajudar o docente a aumentar as possibilidades de acesso do aluno as informações, saberes e conhecimentos.

        Acrescenta-se a tudo isso que os procedimentos de ensino é todos os meios que o professor utiliza para levar o conteúdo para os alunos. O procedimento de ensino deve responder seguintes perguntas: O que eu quero ensinar? Este é o melhor caminho para levar este conhecimento para os alunos? Será que ele contribuiu para alcançar os objetivos propostos? Não se pode esquecer que há uma variedade de procedimentos que o professor pode está utilizando nas suas práticas docentes, como a aula expositiva, estudo dirigido, estudo programado, método Montessori, centros de interesse, trabalho em grupo, dramatização e demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com