TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa do Livro didatico

Por:   •  21/6/2017  •  Artigo  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Programa do Livro - PLI

nome

Rio Branco – AC

2015

  1. INTRODUÇÃO

        A cada três anos, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribui exemplares para alunos das escolas públicas de todo o país. Os segmentos contemplados pelo programa se alternam a cada ano. Mas em todos os casos, cabe aos diretores e aos coordenadores pedagógicos orientar os professores na seleção dos títulos com base no cardápio oferecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo programa. Mas essa é apenas a primeira parte das atribuições dos gestores ao longo do processo. Receber os exemplares, distribuir para as turmas, orientar famílias e alunos sobre a conservação e incentivar a devolução dos livros ao fim do ano letivo são tarefas fundamentais para garantir o direito constitucional de todos os estudantes brasileiros. Uma parte crucial do processo é entrar em contato com outras escolas para ceder os livros que sobram e adquirir os que faltam. "Às vezes, o gestor acha que um, dois ou três livros sobrando não fazem diferença, mas a cota enviada pelo FNDE é justa. Esses exemplares podem significar uma criança sem livro em outra escola", alerta Sônia Schwartz, coordenadora geral dos programas do livro do MEC. A seguir, veja quais são as responsabilidades da equipe de gestão em cinco momentos importantes para que o PNLD funcione bem.

        O PLND (Programa Nacional do Livro Didático) tem como objetivo fornecer as escolas da rede Pública e Privada, livros didáticos e acervos literários como auxilio e apoio no processo Ensino Aprendizagem. O programa é responsável pelo abastecimento de Livros nas escolas, livros que serão utilizados no período de três anos, após esse período são substituídos por livros novos. Os livros quando encerrado seu prazo de utilização a escola fica responsável a relocação desses livros, doando, reciclando, ou reaproveitando como colagem nas series iniciais.

  1.  DESENVOLVIMENTO

No cenário educacional brasileiro, o livro didático é importante instrumento de apoio ao trabalho do Professor e referência na formação dos mais de 50 milhões de crianças e adolescentes matriculados em Escolas públicas e privadas. O Brasil tem um dos programas mais avançados de aquisição de livros Escolares, que assegura a distribuição gratuita de milhões de exemplares à rede pública de Ensino. Percorrer esse caminho, de escala e qualidade, exige da indústria editorial absorver as peculiaridades e necessidades do cotidiano Escolar no processo de concepção do livro, envolvendo o trabalho de uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente capacitados e com experiência em sala de aula.

O processo de elaboração do livro Escolar é mais complexo do que se imagina. Envolve etapas como a do desenvolvimento de um projeto pedagógico-editorial; elaboração dos originais; avaliação, preparação, revisão e edição do texto original; projeto gráfico; pesquisa iconográfica e de referências para ilustrações; produção editorial e produção gráfica. Todas elas conduzidas por especialistas que trabalham para transpor, em linguagem com propósito didático, conteúdos e atividades que levem à apropriação e construção do conhecimento e ao desenvolvimento de habilidades e competências nas diferentes áreas do saber.

Através do decreto-lei nº 8.460, de 26 de dezembro de 1945, os livros didáticos passaram a ser escolhidos através de várias reuniões entre professores e coordenadores das escolas.

Os livros representam um instrumento pedagógico, visto pelos professores pais e alunos como um material de confiança, sendo este o principal apoio para que os alunos absorvam o máximo de conhecimento. Para eles o livro representa o papel de auxiliar a compreensão dos conteúdos.

Os livros didáticos são entregues nas escolas entre os meses de fevereiro e março e vão direto para a biblioteca, onde são conferidos e logo recebem o carimbo da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (877.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com